Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Fruto de fusão, Orinter Tour & Travel inicia operações em março

Roberto Sanches está à frente do processo de fusão entre Mix e Orinter

Roberto Sanches está à frente do processo de fusão entre Mix e Orinter


Um cenário de incertezas na economia, com previsão de crescimento zero do PIB em 2015, dólar em disparada e pressões inflacionárias. Há quem diga que este não é o momento de investir, tanto no mercado de Turismo, como no Brasil. Este não é, no entanto, o pensamento da Orinter Tour & Travel, operadora que está nascendo da fusão entre Orinter Tour Operator e Mix Operadora. A nova empresa será lançada no início de março e promete novidades ao mercado.

“Optamos por ser agressivos. Historicamente o Turismo sempre foi assim, passou por crises econômicas, variações cambiais, mas nunca deixou de existir. Sempre vai haver demanda, o que iremos fazer é ajudar o agente de viagens a aumentar o índice de conversões”, afirmou Roberto Sanches, que comanda o processo de fusão por meio da sua empresa, a RS Consultoria. O executivo recebeu a reportagem do M&E na manhã desta quinta-feira (12) na futura sede da operadora, no centro de São Paulo.

O executivo explicou que embora Orinter e Mix atuassem em mercados distintos (a primeira no Sul do país e a segunda em Campinas), a identidade das duas empresas sempre foi parecida, tanto em processos como em fornecedores e produtos. Atualmente Sanches está na fase de junção das equipes já existentes e contratação do time que atuará na capital paulista. O mercado especula a chegada de pesos-pesados do setor, o que ele não confirma, mas promete que após o Carnaval serão anunciadas novidades.

A nova operadora já nasce com bases em Blumenau (SC), Curitiba (PR), Porto Alegra (RS), Campinas (SP) e São Paulo (SP). “Nossas bases terão liberdade. Elas não terão o conceito de filiais respondendo à matriz, pois trabalharão com autonomia e atuarão conforme as características locais”, disse Sanches. Neste processo de formação de equipe estão sendo contratados cerca de 80 profissionais para as cinco cidades. “Teremos pessoas com conhecimento de mercado e como já acontece com as empresas envolvidas na fusão, daremos muito foco à prestação de serviços. A equipe será um dos nossos grandes diferenciais”, complementou.

Agente de viagens – De acordo com Sanches, está no DNA das empresas envolvidas neste projeto (Orinter, Mix e Esferatur) a defesa dos agentes de viagens. Ele afirmou que a nova operadora acredita que as agências constituem na maior rede de distribuição do Turismo. “Temos um compromisso de apoiar o agente de viagens para que ele seja cada vez mais um consultor e não um vendedor de commodities. Para isso, forneceremos ferramentas e treinamentos para esses profissionais”, revelou.

Sistemas – A Orinter Tour & Travel já definiu a plataforma que será utilizada. Segundo Sanches o sistema irá oferecer às agências de viagens as mesmas ferramentas dos consultores internos da operadora, podendo efetuar reservas de todos os produtos de forma online. O diferencial será a inclusão de um banco de dados com informações sobre os destinos e produtos vendidos, além de dicas sobre documentação, vacinas e moedas.

Fornecedores – A nova operadora não será especializada em um nicho de mercado. O seu portfólio de produtos será completo, conforme explicou Sanches. Além disso, ele ressaltou que a formação da empresa encontrou também o apoio dos fornecedores e parceiros. “Tivemos uma surpresa positiva, pois todos abraçaram o projeto. Isso é fruto do carinho que as empresas envolvidas já tinham no mercado”, finalizou.

Receba nossas newsletters