CABACEIRAS – O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e dos municípios contemplados, está promovendo o projeto de fomento turístico com foco nos destinos do interior, intitulado “Paraíbe-se”. A ação tem apoio da Azul Linhas Aéreas, bem como da ABIH-PB, Fecomércio, PBTur, Sebrae, Sindcampina e Luck Receptivo.
Entre os dias 15 a 19 de novembro, operadores de todo o país conhecerão o roteiro que carrega o nome da famtour, e o qual estará à venda a partir do final do ano. O itinerário iniciado em Campina Grande contemplou uma experiência gastronômica imersiva com jantar no atrativo “Varanda do Cumpade”, incluindo a recepção e preparo do Chef Cumpade João, profissional premiado na categoria Nacional do prêmio Dólmã, um dos mais importantes do setor.
No menu, Tartar de Carne de Sol em cestinha de queijo coalho, Caponata em Brusqueta de pão artesanal; Lombo suíno com purê de abóbora e farofa crocante; Bobode feito com carne de cabrito; Pudim de Leite ferrado com crosta de castanha e mel de engenho, além de música ao vivo cantada pelo próprio Chef ao ritmo da sanfona. Houve também drinks artesanais com produtos regionais para harmonizar com a refeição.
Cabaceiras
O roteiro seguiu na última quinta-feira (16), com visita à Roliúde Nordestina, em Cabaceiras, cidade com mais de 30 títulos de produções audiovisuais, dentre elas “Cangaço Novo (2022), “Onde Nascem os Fortes (2018) “Maria Bonita e Lampião”, que será lançada pelo Star+ e “Auto da Compadecida (1998 e 2000)”, produção em formato de série e filme, responsáveis por lançar a cidade no mapa turístico e cinematográfico nacional.
Destino a 220 quilômetros de Campina Grande, a Roliúde Nordestina é conhecida como cenário natural para gravações cinematográficas devido ao menor índice pluviométrico (chuvas) do país, que permite níveis estáveis de luz ao longo dos dias. A cidade possui a Rota Histórica Cultural, destacando os prédios antigos da zona urbana e rural; a Rota do Couro, que enfatiza uma das atividades econômicas de destaque na região, mostrando todo o processo de curtimento dos artigo feitos à base de couro de caprino; e a Rota dos Lajedos, contemplando o ecoturismo, com destaque para a fauna e flora locais.
Vale destacar ainda, que na agenda ao longo do ano, encontram-se feiras e festivais, como a “Festa do Bode Rei”, com três dias de duração, marcando a abertura do São João. O festejo promove competições, exposição de animais, artesanato, desfiles, shows e gastronomia com ênfase em pratos usando o caprino como base.
GALERIA:
Lajedo Pai Mateus
No decorrer da famtour, os convidados da Secretaria de Turismo da Paraíba puderam conhecer o Lajedo do Pai Mateus, uma das três únicas formações rochosas existentes no mundo, que conta com uma paisagem ímpar e promove a conexão com a natureza por meio da contemplação. O destino tem grande índice de retorno daqueles que o visitam e é perfeito para ver o pôr do sol, além de contemplar a Via Láctea.
O local recebe este nome devido a um antigo morador, que utilizava a medicina natural para curar as pessoas da região e fazia da Pedra do Capacete a sua morada. A formação rochosa oferece visão em 360° e conta com pinturas rupestres de cerca de 12 mil anos atrás. Além do formato arredondados das pedras, que desperta curiosidade, a Pedra do Sino e a Pedra do Desejo se destacam, tendo esta última, um centro oco, que pode ser acessado por uma pequena fenda.
GALERIA:
Saca de Lã
O grupo visitou também Saca de Lã, pirâmide esculpida naturalmente pelo tempo, que está dentro de um complexo homônimo, título oriundo da semelhança de sua formação com as sacas de lã, que eram produzidas há muitos anos e transportadas para Campina Grande como moeda de escambo.
A visita contempla trilha de média dificuldade e oferece a oportunidade de aprender sobre a fauna e flora locais, com grande destaque para a degustação de cacto da espécie Facheiro. É interessante apontar, que na região há também as espécies de cacto Palma, Mandacaru, Xique-xique, Quipá e o Coroa-de-Frade, que compõem a paisagem, além de resquícios da vida dos índios Cariris. Outro local que não pode ficar de fora é o Portal da luz, a trilha com o mesmo nome leva ao encontro de duas grandes pedras, que são iluminadas por dentro por uma pequena abertura no solo. O cenário é totalmente instagramável e usado até mesmo para ensaios fotográficos.
GALERIA:
CONECTIVIDADE – O projeto Paraíbe-se, de autoria governamental tem apoio da Azul Linhas Aéreas, companhia a qual conecta Campina Grande, cidade que serve de base para percorrer os atrativos. A empresa possui voos saindo de Belo Horizonte (CNF), Rio de Janeiro (SDU), Salvador (SSA), Fortaleza (FOR), Maceió (MCZ), em formato diária e semanal, a depender da origem, dando mais flexibilidade para o viajante de todo o país se conectar e desbravar o destino.
FAMTOUR – Até o domingo (19), os participantes da famtour Paraíbe-se vão conhecer Areia e Bananeiras, no brejo paraibano, a região de Araruna e Campina Grande, onde acontece o Maior São João do Mundo.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.