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Aviação / Serviços / Turismo em Dados

SAC: aeroportos brasileiros são avaliados como “bons” e “muito bons” no 2T19

o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país e vem se destacando por seus avanços na área de sustentabilidade

Aeroportos alcançaram média 4,39, de um total de 5, na avaliação dos passageiros.

Os 20 principais aeroportos brasileiros, responsáveis por 87% da movimentação de passageiros, foram classificados como “bons” ou “muito bons” pelos usuários durante o segundo trimestre deste ano. Os dados são da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuária realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa “muito ruim” e 5 “muito bom”, a média do indicador de satisfação geral do passageiro ficou em 4,39.

Esta é a primeira vez desde 2013 que todos os terminais avaliados ficam acima da nota 4. Do total de indicadores, 82% (31) obtiveram, de forma geral, média superior a 4 (bom). Ao todo, a pesquisa ouviu 24.320 usuários dos terminais entre abril e junho. A pesquisa avalia a experiência do passageiro em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, bem como monitora o desempenho de diferentes processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens, totalizando 38 indicadores.

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o resultado revela o momento positivo da aviação civil no país. “Os investimentos públicos e privados que estamos conseguindo promover em todas as regiões do Brasil, estão contribuindo para preparar a nossa infraestrutura aeroportuária para um novo momento da aviação nacional”, avalia o ministro. “Com a abertura do mercado ao capital estrangeiro, o país vai passar por uma transformação nos próximos anos, com a chegada de novas companhias e a ampliação do número de passageiros”, afirma Freitas.

Pesquisa de satisfação - 2 tri 2019

EVOLUÇÃO

De acordo com a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, a maior nota foi obtida por Curitiba (4,72), seguida por Vitória (4,66), Campinas (4,64), Confins (4,60), Maceió (4,57), Goiânia (4,48), Brasília (4,46), Manaus (4,45), Santos Dumont (4,43) e Galeão (4,38), fechando os dez primeiros. O percentual de satisfação dos passageiros vem aumentando desde 2013, quando teve início a série histórica. No primeiro trimestre daquele ano, 69% dos viajantes avaliavam os aeroportos como bons ou muito bons. Hoje, 90% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos.

O secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, comemora a evolução dos números, mas alerta que há margem para a melhoria dos serviços em todos os aeroportos brasileiros. “A pesquisa serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles, ao elevar os parâmetros de qualidade do atendimento aos passageiros e tornar mais transparente o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços”, afirma o secretário.

Evolução satisação do passageiro

Os itens com as piores avaliações na pesquisa são custo-benefício dos produtos de lanchonete/restaurantes (nota 2,95), custo-benefício do estacionamento (3,16), custo-benefício dos produtos comerciais (3,18), qualidade da internet/wi-fi (3,65), disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio (3,68), quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes (3,86).

 

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