Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Companhias poderão voar com menos tripulantes até meados de março, diz Anac

Aeroporto de Brasília recebe 18,8% a mais de movimento internacional em 2019

Companhias aéreas devem informar, a cada 15 dias a contar da data da autorização expedida, a relação dos voos que operaram com a redução no número de comissários (Divulgação/Inframerica)

Como divulgado pelo M&E nessa terça-feira (18), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou Azul e Gol a operarem com um tripulante a menos em cada voo, medida também já solicitada pela Latam. A portaria será publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU). E segundo a Anac, os pedidos foram concedidos considerando o avanço da variante Ômicron e seus impactos na disponibilidade de tripulantes para condução de voos programados.

De acordo com a agência, o objetivo é adotar medidas operacionais frente aos impactos em atrasos e cancelamentos de voos, mantendo os níveis de segurança exigidos. A concessão do Nível Equivalente de Segurança às empresas aéreas terá validade até 13 de março de 2022 para a Azul, até 14 de março de 2022 para a Gol e até 17 de março de 2022 para a Latam.

Com isso, as companhias aéreas devem informar, a cada 15 dias a contar da data da autorização expedida, a relação dos voos que operaram com a redução no número de comissários, constando a data, a matrícula do avião, número do voo e hora da decolagem. A Agência ressalta que vem estudando medidas no âmbito regulatório com o objetivo de minimizar impactos na malha aérea em decorrência do aumento de casos.

Receba nossas newsletters