Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Congonhas e Santos Dumont terão embarque por reconhecimento facial

reconhecimento facial confins

A solução biométrica, que dispensa o uso de bilhete aéreo e de documento de identificação do cidadão, foi testada em diversos aeroportos

O Governo Federal dá continuidade à implantação do projeto Embarque + Seguro 100% Digital, nesta sexta-feira (12), por meio da execução de novas ações, como a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Infraero e Serpro, visando a instalação, operação e aprimoramento do acesso ao embarque com biometria nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, os mais importantes do país.

O Embarque + Seguro passou por testes nos anos de 2020 e 2021, já tendo sido avaliado em diferentes fases nos aeroportos de Florianópolis (SC), Brasília (DF), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG). Com a aprovação do projeto-piloto, o Governo Federal avançará portanto com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos do país.

A solução dispensa o uso de bilhete aéreo e de documento de identificação do cidadão. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. No momento do check-in no aeroporto, o passageiro recebe uma mensagem, no celular, solicitando autorização para o registro de uma foto.

Com o consentimento, o atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais. A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave passando pelos pontos de controle biométricos, que fazem a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque.

Receba nossas newsletters