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Aviação / Turismo em Dados

Congonhas vai dobrar de tamanho com novos terminais, pontes de embarque e vias de acesso

● Terminal vai ganhar um novo terminal de passageiros com mais que o dobro do tamanho atual
● Terminal de embarque terá um novo salão de check-in com 37 posições e 19 pontes de embarque
● Obras para o novo terminal de passageiros têm a conclusão prevista até junho de 2028
● Ao todo, Congonhas terá 37 posições para receber aeronaves, incluindo o modelo A321neo

● Depois das melhorias Congonhas poderá movimentar até 29,5 milhões de passageiros ao ano

IMG 2928 Congonhas vai dobrar de tamanho com novos terminais, pontes de embarque e vias de acesso

Kleber Meira, diretor do aeroporto de Congonhas, apresentou todo o projeto do novo terminal

SÃO PAULO – A Aena Brasil administra hoje 17 aeroportos em todo o Brasil. O principal deles, claro, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, receberá investimentos de R$ 3 bilhões até 2028. O terminal, que é o segundo mais movimentado do Brasil, ganhará um novo terminal e uma área reversível para receber voos internacionais. E há muitas outras melhorias por vir. Ao fim das obras, Congonhas será definitivamente um novo aeroporto.

Veja mais de 30 imagens de como ficará o aeroporto de Congonhas

Neste ano de 2024, por exemplo, haverá a ampliação da sala de embarque; readequação das vias de acesso e dos locais de motoristas de aplicativo; reforma dos banheiros; e a revitalização da fachada. E até 2028, o novo terminal de Congonhas terá o dobro do atual. Ao todo, serão 37 posições para aeronaves, sendo 19 pontes de embarque. Após as melhorias, o terminal paulista será capaz de receber até 29,5 milhões de passageiros por ano.

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As novidades de Congonhas para 2028 (Divulgação)

E a realidade sobre o que o futuro nos reserva para o aeroporto de Congonhas foi apresentada oficialmente nesta segunda-feira (25), num evento realizado no Pavilhão de Autoridades do próprio aeroporto, com a presença do presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, do diretor do aeroporto de Congonhas, Kleber Meira, de mais autoridades e da comunidade aeroportuária.

“Com as obras, vamos garantir que 70% das pessoas embarquem ou desembarquem através de pontes de embarque. Teremos ainda um bolsão para motoristas de aplicativo. Haverá uma praça de pick-up para estes motoristas em cima do edifício garagem, teremos acesso ao metrô e ampliaremos o meio-fio em 250 metros”

“Com as obras, vamos garantir que 70% das pessoas embarquem ou desembarquem através de pontes de embarque. Também vamos investir na questão do acesso. E para isso não existe uma bala de prata que resolverá o problema. No entanto, teremos um bolsão para motoristas de aplicativo. Haverá uma praça de pick-up para estes motoristas em cima do edifício garagem, teremos acesso ao metrô e ampliaremos o meio-fio em 250 metros”, disse Kleber Meira.

IMG 2929 Congonhas vai dobrar de tamanho com novos terminais, pontes de embarque e vias de acesso

Kleber Meira apresentou o novo projeto para Congonhas

Segundo ele, somando tudo isso, haverá melhorias significativas para as vias de acesso. “Tudo isso, sem fechar o aeroporto, por isso que as obras serão feitas em fases”, disse ele. “Passamos por 27 alternativas de projeto, o que envolve a readequação das pistas de táxi atuais, a construção de uma saída rápida da pista 35L, novas pistas de táxi paralelas e nova pista de táxi dupla de acesso ao pátio de aeronaves. Chegaremos ainda a 37 posições no pátio, sendo 19 fingers”, complementou o diretor.

Congonhas ganhará terminal duas vezes maior que o atual

FACHADA PRINCIPAL Congonhas vai dobrar de tamanho com novos terminais, pontes de embarque e vias de acesso

Projeção de como ficará a fachada de Congonhas em 2028 (Divulgação)

Ao todo, mais de R$ 2 bilhões serão aplicados apenas no aeródromo da capital paulista, que vai ganhar um novo terminal de passageiros com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional. O terminal ostentará ainda 20 mil m² para áreas comerciais. A ampliação das áreas operacionais torna possível o acréscimo da capacidade do aeroporto sem o aumento do número de pousos e decolagens.

Depois de implementadas as melhorias, com todos os pontos de parada preparados para receber aeronaves de maior capacidade, como o Airbus A321neo, Congonhas poderá movimentar até 29,5 milhões de passageiros ao ano. Com a ampliação, Congonhas ganha também mais espaço comercial, com uma oferta aprimorada de serviços aos passageiros, como novas salas VIPs e lojas.

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Saguão de Embarque (área de check-in) do futuro de Congonhas (Divulgação)

As obras para o novo terminal de passageiros começam ainda em 2024, com a conclusão prevista até junho de 2028. A área de embarque e desembarque vai dobrar de tamanho, chegando a 105 mil m². Todo o projeto contempla a preservação, revitalização e integração das áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico ao novo terminal. A área nova será utilizada para o embarque dos passageiros, enquanto o terminal atual será destinado ao desembarque.

“Teremos um novo terminal, com 105 mil metros quadrados, com acessos revistos, com 19 novas pontes embarques, com 18 novas posições remotas e um novo ordenamento do aeroporto. Além disso, vamos construir novos hangares de manutenção e um novo terminal de cargas. A ampliação como um todo fará com que a capacidade do aeroporto atinja 29,5 milhões de passageiros/ano ao fim da concessão. Passaremos 37 posições que poderão receber até aeronaves A321neo”, destacou Kleber.

Leia nossa entrevista especial com o presidente da Aena Brasil:
PARTE I – Congonhas ganhará novas áreas para lojas, restaurantes e salas VIPs ainda neste ano
PARTE II – Com possíveis interessados, Aena acredita em demanda para voos internacionais em Congonhas
PARTE III – Como Aena Brasil capta novos voos e aéreas? Teria apetite para assumir novos aeroportos?

O terminal de embarque terá um novo salão de check-in com 72 posições, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto, dando novo uso ao hangar tombado, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento de 10 para até 17 canais de inspeção.

SAGUAO EMBARQUE CHECKIN Congonhas vai dobrar de tamanho com novos terminais, pontes de embarque e vias de acesso

Projeção da área de check-in de Congonhas (Divulgação)

Será instalado ainda um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com 10 carrosséis (são três atualmente), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem, totalizando 228 metros de extensão.

Além disso, com um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial, haverá aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas, com afastamentos adequados, 100% conforme as normas internacionais e pronto para receber o Airbus A321 em todas as posições. Além disso, pistas e pátios receberão reforço estrutural, além da construção de novas pistas de rolagem, nova via de serviço para a aviação geral e uma saída rápida quando operando pela cabeceira 35L.

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Planta de como ficará o aeroporto de Congonhas em 2028 no piso Térreo (Divulgação)

NOVO ESPAÇO PARA CARROS DE APP E LOCADORAS – Para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao aeroporto de Congonhas, a Aena irá criar um bolsão para carros de aplicativos e de locadoras e uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque. A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro.

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Planta de como ficará o aeroporto de Congonhas em 2028 no primeiro andar (Divulgação)

SUSTENTABILIDADE – Congonhas contará com uma nova subestação elétrica, com mais equipamentos elétricos e uso de energia limpa, redução do uso de combustíveis fósseis, com serviços de energia e ar-condicionado para aeronaves nas pontes e diminuindo emissão de CO2. Haverá também uma nova central de resíduos sólidos e estação de tratamento de água e reuso, distribuição de combustível por dutos, evitando uso de caminhões, e ar-condicionado eficiente e mais iluminação natural.

VISTA PIER Congonhas vai dobrar de tamanho com novos terminais, pontes de embarque e vias de acesso

Vista do píer que Congonhas ganhará (Divulgação)

A CURTO PRAZO – Para melhor a experiência do passageiro no curto prazo, a Aena conta com diversos outros projetos a serem implementados ainda em 2024. Entre as ações imediatas, estão o reordenamento das vias e meios-fios, implantação de bolsão para carros de aplicativo e praça pick-up para embarque de passageiros, retrofit do sistema de ar-condicionado do terminal atual, reforma dos banheiros, reordenamento e ampliação do raio-x, revitalização da fachada e ampliação da sala de embarque remoto.

AÇÕES JÁ REALIZADAS – Nos primeiros cinco meses, a Aena já promoveu diversas melhorias, como revitalização dos ônibus e ambulifts, recapeamento asfáltico nas ruas de acesso ao aeroporto, revitalização das esteiras de bagagem, mais tomadas e oferta de assentos na sala de embarque. Além disso, a Aena promoveu o reforço das equipes de limpeza e de segurança, reforço de equipe e antecipação do horário de abertura do raio-x e limpeza e higienização do sistema de climatização.

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