Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

David Neeleman se manifesta sobre ajuda estatal à TAP

David Neeleman segue como acionista controlador da Azul

David Neeleman possui 45% da companhia por meio da Atlantic Gateway, empresa que tem em sociedade com o empresário português Humberto Pedrosa.

David Neeleman, dono de 45% da TAP, juntamente com o empresário português Humberto Pedrosa, se manifestou sobre a ajuda de 1,2 bilhão de euros do estado à companhia aérea. O empresário garantiu que existe empenho por parte dos acionistas da companhia em garantir o futuro da companhia.

“Apesar de não ter sido essa a nossa proposta, agradecemos muito o apoio do Estado português através de um empréstimo de emergência à TAP e aceitamos obviamente as medidas de controle da utilização desse empréstimo”, afirmou Neeleman em declaração escrita enviada à Lusa, agência oficial de Portugal.

Entre as medidas de controle citadas, está a participação de um membro do estado no Conselho Executivo da TAP. “Estamos também disponíveis para capitalizar os nossos créditos na companhia no momento da aprovação do plano de reestruturação que será negociado com a Comissão Europeia”, acrescenta.

Após alguns meses sem se manifestar sobre uma possóvel intervenção estatal na companhia, Neeleman se posicionou refutando declarações sobre uma falta de empenho da Atlantic Gateway, empresa que possui junto com Pedrosa, para salvar a TAP da crise provocada pela pandemia de coronavírus.

Na nota enviada à Lusa, Neeleman diz ter optado pelo silêncio nos últimos meses por estar concentrado em ajudar a Comissão Executiva da TAP a trabalhar para encontrar soluções nesta fase muito complexa relativamente ao futuro da TAP. “No entanto, e porque há limites, não posso deixar de rejeitar as declarações sobre o empenho dos privados no futuro da TAP”, salientou.

“O nosso empenho é o mesmo de 2015, quando ganhamos a privatização e salvamos a TAP de uma situação de insolvência. Após cinco anos de trabalho muito duro transformamos a TAP numa companhia renovada, de maior dimensão e preparada para o futuro. Continuamos a acreditar na TAP apesar desta enorme crise que afetou toda a economia e em particular o setor da aviação”, completou.

Receba nossas newsletters