Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Cruzeiros / Destinos / Política

Turismo já sofre as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia

Russia

Num mundo totalmente globalizado, voos começaram a ser cancelados, rotas foram suspensas, viagens foram adiadas e uma série de empresas suspenderam suas atividades em solo russo

O Turismo já começou a sentir as consequências proporcionadas pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia, no Leste Europeu. Num mundo totalmente globalizado, voos começaram a ser cancelados, rotas foram suspensas, viagens foram adiadas e uma série de empresas suspenderam suas atividades em solo russo. A cada movimentação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, novas consequências trazem ainda mais prejuízo para um setor já abalado pela pandemia.

Retomada aérea no Brasil

O maior consequência pesa no bolso dos turistas. Apesar de 10 mil quilômetros separarem o Brasil da Ucrânia, os conflitos que ocorrem por lá já refletem no mercado brasileiro. A Abear, por exemplo, já demonstrou preocupação com o impacto da guerra nos valores do barril de petróleo, com cotações que se aproximam de US$ 140, maior valor no país desde 2008. Isto aumentará o custo operacional das companhias aéreas e consequentemente o preço das passagens aéreas.

OMT julga suspensão da Rússia

O Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo vai realizar nos próximos dias uma Assembléia Geral Extraordinária para tratar da suspensão da Federação Russa de sua participação na OMT. Será a primeira vez na história da Organização que o Conselho Executivo se reúne para tratar de um pedido dessa natureza. O Conselho Executivo decidiu convocar a reunião em meio à preocupação sobre as ações unilaterais do país.

Espaço aéreo vazio de voos comerciais

A Aeroflot suspenderá todos os voos internacionais a partir desta terça-feira (8), exceto para a vizinha Bielorússia, “devido às circunstâncias adicionais que impedem a operação dos voos”. Por conta da guerra com a Ucrânia e as consequentes sanções impostas por outros governos, Aeroflot e outras companhias aérea russas já estavam proibidas de voar para cerca de 40 países, incluindo os Estados Unidos.

Cruzeiros suspensos na Rússia

A MSC Cruzeiros e outras grandes armadoras em todo o mundo estão suspendendo seus cruzeiros na Rússia, devido aos conflitos com a Ucrânia. Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Norwegian Cruise Line, Regent Seven Seas e Oceania Cruises são algumas das empresas que se juntaram a MSC e ajustaram seus itinerários para evitar os mares russos daqui para a frente.

Expedia, Airbnb, Booking e Tripadvisor interrompem operações

Por conta da invasão da Rússia na Ucrânia, empresas de Turismo como Expedia Group, Booking.com, Airbnb e Tripadvisor anunciaram que não irão mais oferecer serviços de viagens de e para o país do leste europeu. Enquanto a Comissão Europeia, o Reino Unido e os EUA tomaram medidas para punir economicamente a Rússia por sua invasão da Ucrânia, o mundo das viagens on-line também decidiu tomar medidas em resposta a guerra.

Cancelamento de viagens para Rússia dispara

A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou um aumento instantâneo nos cancelamentos de voos de/para a Rússia. Em 25 de fevereiro, um dia após o início da invasão, todas as reservas feitas para viagens ao país foram superadas por cancelamentos de reservas pré-existentes. Os mercados de origem que apresentaram as maiores taxas de cancelamento, em ordem de volume, foram Alemanha 773%, França 472%, Itália 152%, Reino Unido 254%, Índia 285% e Turquia 116%.

Guerra na Ucrânia começa a afetar planos de viagens à Europa

A guerra na Ucrânia está começando a afetar a forma como os viajantes pensam com relação a viagens para Europa, de acordo com uma pesquisa da MMGY Global. Nesta pesquisa participaram “centenas de viajantes dos EUA” com planos de visitar a Europa e, dos entrevistados, 62% disseram que as preocupações de que a guerra se espalhasse para países próximos era um fator que afetava seus planos.

Guerra afeta turismo apenas na Europa Oriental, diz fornecedora dos EUA

Presidente da Travel Leaders Network, uma das maiores fornecedoras de viagens de luxo, cruzeiros e passeios nos Estados Unidos e Canadá, com mais de 5 mil agências de viagens parceiras, Roger Block afirmou que a guerra na Ucrânia, até a última semana, estava afetando apenas as reservas para a Europa Oriental, não para o resto da Europa. Houve uma queda, por exemplo, nas reservas para países próximos à Ucrânia, como a Romênia, bem como para cruzeiros no Mar Báltico.

EUA elevam nível de alerta e pedem retorno imediato de cidadãos que estão na Rússia

O Departamento de Estado dos Estados Unidos desaconselhou a realização de viagens para a Rússia por conta dos conflitos com a Ucrânia, país agora estabelecido no Nível 4 (“Não viaje”) pelo departamento, e convocou os cidadãos norte-americanos a deixar o território russo o mais rápido possível. A Rússia inclusive já estava no Nível 4 para o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) por conta da Covid-19.

No Brasil, BWT suspende venda de pacotes para a Rússia

No Brasil, a BWT Operadora anunciou a suspensão da comercialização de pacotes de viagens para a Rússia, por tempo indeterminado. Os pacotes para destinos como Moscou e St. Petersburgo deixam de fazer parte do portfólio da operadora como medida de apoio à paz e respeito aos direitos humanos.

Receba nossas newsletters