A low-cost JetSMART apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um plano para entrar no mercado doméstico de aviação comercial no Brasil, juntando-se a Azul, Gol e Latam. A empresa já oferece voos low-cost para Chile e Argentina e agora está de olho na expansão no mercado brasileiro mesmo após os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. As informações foram obtidas com exclusividade pela agência Reuters.
“Embora a pandemia tenha reduzido substancialmente a demanda, ainda estamos analisando novas operações na região, apesar de seguirmos o formato e a velocidade da recuperação do mercado no Brasil e em outros países”, disse o CEO da JetSMART, Estuardo Ortiz, em comunicado.
Na reunião realizada em março, a JetSMART disse que estava interessada em iniciar operações domésticas “em breve”, informou a Anac, embora não tenha fornecido à Reuters um cronograma mais detalhado. “Acreditamos que a JetSMART ainda esteja interessada”, disse a Anac à Reuters.
Em 2019, a subsidiária argentina da companhia aérea low-cost chilena JetSMART, de propriedade do fundo norte-americano Índigo Partners, ganho autorização para operar voos internacionais no Brasil. A JetSMART nasceu oficialmente em fevereiro de 2017, como noticiado em primeira mão pelo M&E. Em julho, realizou seu voo inaugural após receber o tão esperado Certificado de Operação Aérea (AOC, em inglês).
Em março, a JetSMART ampliou suas operações no Brasil com um voo ligando Santiago a Guarulhos e passou a ter a Aviareps como sua representante no País. Diógenes Toloni, head de aviação da empresa, é o responsável pela coordenação.