Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Norwegian Air International obtém permissão para operar nos EUA e vira alvo de polêmica

norwegian-air

Mais uma low-cost europeia desembarca nos EUA

O Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT, em inglês) conseguiu deixar as companhias aéreas norte-americanas ainda mais furiosas nesta segunda-feira (05). O motivo? O órgão autorizou, após quase três anos de batalhas e debates, o início das operações da Norwegian Air International (NAI) em solo estadunidense, após não encontrar qualquer razão legal para rejeitar o pedido formalizado pela companhia, considerada uma unidade irlandesa da Norwegian Air Shuttle, companhia baseada na Escandinávia e que opera para os EUA desde 2013.

O anúncio só veio mesmo sob pressão, já que dias antes a Comissão Europeia afirmou que iria tomar providências com relação ao atraso do DOT para decidir o caso. Com isso, a companhia de baixo custo já procura iniciar voos a partir de Cork, na Irlanda, para as cidades de Boston e Nova York, investida que já virou alvo de polêmicas.

Uma série de companhias norte-americanas já demonstrou indignação com relação a decisão do DOT, enquanto a Associação Internacional de Pilotos (ALPA, em inglês) alega que a NAI está operando sob uma bandeira de conveniência e que isso permite-a operar no mercado transatlântico ameaçando diretamente os postos de trabalho dos pilotos norte-americanos.

É bom esclarecer que a Norwegian Air Internacional é uma unidade irlandesa pertencente à Norwergian Air Shuttle, que está baseada na Escandinávia e que já opera normalmente voos para os Estados Unidos a partir de grandes hubs na Europa. A Norwegian Air Shuttle é considerada a terceira maior low-cost da Europa e opera nos EUA desde 2013. Em abril, conseguiu aprovação para ampliar ainda mais suas operações em solo norte-americano.

Receba nossas newsletters