Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Tam recebe autorização de Anatel para utilização de celular e internet em avião

A companhia aérea Tam recebeu licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar em seus voos o uso de celular e internet. A provedora de tecnologia suíça OnAir; parceira do projeto; no entanto; terá que encaminhar relatórios semestrais à agência sobre o desempenho do sistema durante dois anos; o período da autorização de utilização do serviço em caráter experimental. Com base nesses dados; a Anatel estudará a criação de uma regulamentação específica.

Mas; para que o serviço possa ser oferecido; falta mais uma aprovação: a da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).A Anac disse que ainda aguarda documentos da Tam e da fabricante de aviões Airbus; e que realiza testes para comprovar a eficácia do sinal de celular nas aeronaves. A análise deve ser concluída até o fim do primeiro semestre.

A Anatel determinou; ainda; que os celulares e laptops só poderão ser ligados quando os aviões atingirem o trecho de cruzeiro. O uso em solo e durante pousos e decolagens continua; portanto; proibido. As tarifas de uso dos aparelhos a bordo ainda não foram definidas; mas a experiência de outros países mostra que trata-se de um serviço premium.

Receba nossas newsletters