Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Bayard Boiteux faz artigo sobre turismo de Angra dos Reis

Bayard Do Coutto Boiteux; coordenador geral dos cursos de Turismo e hotelaria da UniverCidade e criador d site Consultoria em Turismo-Bayard Boiteux (www.bayardboiteux.pro.br); fez um artigo onde fala sobre os recentes problemas de Angra.
 
O artigo segue na íntegra:
 
“Angra dos Reis e o turismo
 
Por Bayard Do Coutto Boiteux
 
As recentes pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade demonstram que Angra dos Reis vem se tornando um dos destinos preferidos pelos turistas estrangeiros que nos visitam. A Turisangra é hoje administrada de forma profissional e tem se preocupado com o desenvolvimento turístico do município;embora tenha que aprofundar os mecanismos de capacidade de carga da ilha Grande.
 
No entanto; fomos surpreendidos por mais um descuido do poder publico; aliado a falta de opção de moradia das populações; por dois acidentes durante o período de réveillon: de uma comunidade no centro de Angra; que veio abaixo e de uma pousada na Ilha grande; que ficou parcialmente soterrada. É lamentável mais uma vez que só quando acidentes que vitimam inocentes acontecem;os dirigentes vão para os jornais;televisão trazer solidariedade(às vezes tardia…)e mencionar obras;que já deveriam ter sido executadas nos últimos vinte anos.Os recursos inclusive para evitar tais acidentes não foram devidamente liberados pelo governo federal;alegando falta de projetos necessários para tal fim.O Estado do Rio;por exemplo tem hoje 60% de áreas que podem originar novos acidentes;sem nenhuma política específica para preveni-los.
 
Estamos estarrecidos; inclusive pelas orientações que haviam sido dadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio e que não foram acatadas. O Brasil precisa não só criar diplomas legais para preservação do meio ambiente;o que tem feito muito bem mas é preciso fiscalizar.Talvez;a grande omissão seja efetivamente de um conjunto de recursos humanos;qualificados; que possam inclusive orientar as populações.Não adianta ir para a televisão;dizer que não podem demolir construções irregulares pois ali moram famílias que não tem  para onde ir.Está justamente no discurso assistencialista e politiqueiro;a proliferação de construções irregulares ;mormente em áreas de risco mas também em algumas mansões da zona sul do Rio;nas encostas e nas ilhas angrenses. A ocupação desordenada do solo urbano é a principal causa dos deslizamentos e quiçá; seja vital uma lei de responsabilidade ambiental; com sanções.
 
Os recentes acontecimentos ganharam manchetes internacionais: Tsunami no Rio; chuvas abalam réveillon em cidade do Rio; construções irregulares causam mortes durante réveillon; turistas são soterrados em paraíso natural; para citar apenas algumas. Tal divulgação já se faz sentir na baixa ocupação dos hotéis naquela região; em plena alta estação; inclusive com vários cancelamentos e muitas consultas sobre a segurança. Por outro lado;no Brasil;que é o maior mercado emissor para Angra(turismo doméstico) os veículos de comunicação divulgaram durante 13 dias;com várias chamadas;os tristes acontecimentos;as perdas fatais e os enterros.Tal relato é para mostrar a necessidade de uma campanha institucional por parte do governo estadual e federal;para fortalecimento da imagem de Angra e sobretudo esclarecimentos para turistas em potencial.Ao mesmo tempo;que agora se buscam soluções para os acidentes fatais;não podemos esquecer o turismo;que ajuda na sobrevivência do município;sobretudo da Ilha Grande;que vive quase exclusivamente de atividade turística e hoteleira.
 
Nossa preocupação é que novos acidentes fatais ocorram nos próximos meses ;por força das chuvas que se anunciam.Assim; a<

Receba nossas newsletters