Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Carnabeirão movimenta economia e turismo em Ribeirão Preto

Considerada a maior micareta do estado de São Paulo e uma das cinco maiores do país; o Carnabeirão; além de levar os mais importantes nomes do axé para Ribeirão Preto levando o nome da cidade para todo país; também aquece a economia do município. Responsável por cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos no período o evento também movimenta setores como hoteleiro; transporte; alimentação; lazer e serviços.

O economista José Rita Moreira; do Instituto de Pesquisa e Tecnologia de Ribeirão Preto; estima que mais de R$ 10 milhões serão “injetados” na economia local por conta do Carnabeirão. Segundo Moreira; neste ano considerando o ambiente econômico mais favorável o sucesso e a movimentação econômica pode ser ainda maior do que nos anos anteriores.

A rede hoteleira é uma das mais “atingidas” pelo evento. De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis; Restaurantes; Bares e Similares de Ribeirão; Carlos Frederico Marques; a média de ocupação dos 50 hotéis da cidade chega a 70% no período do Carnabeirão; enquanto na maioria do ano este índice não passa de 45%. “É um momento muito importante para os hotéis e que reflete diretamente também em todo comércio”; explica Carlos.

De acordo com Lian Chen; diretor do Taiwan Hotel; o Carnabeirão é um dos principais períodos para a rede hoteleira de Ribeirão Preto. “Em termos de entretenimento o Carnabeirão é o evento que mais movimenta a rede hoteleira da cidade”; explica Chen. O Taiwan Hotel está com seus 80 apartamentos já reservados para a data há dois meses. Outros hotéis; como o Araucária; possuem vagas mas a movimentação já é grande: “Nas próximas duas semanas acreditamos que nossas vagas já serão preenchidas. Em todas as edições do Carnabeirão trabalhamos com 100% de ocupação”; explica Aurélio Andriolo Neto coordenador comercial do Araucária Plaza.

Outro setor bastante “aquecido” é o de transportes. No período do evento; todos os 50 carros e motoristas da empresa Santa Cruz Rádio Táxi trabalham exclusivamente com o Carnabeirão. “Este é um dos períodos mais importantes e rentáveis do ano para os taxistas. Trabalhamos 24 horas revezando turnos somente atendendo a demanda do Carnabeirão. São pessoas que estão indo e voltando do evento e também turistas que vieram para a micareta e aproveitam para conhecer e passear pela cidade”; explica Edson da Silva Gomes; gerente operacional da empresa. Já no setor de alimentação e comércio o impacto também é grande. “Nosso movimento aumenta 100% na época do Carnabeirão o que é ótimo para o nosso comércio”; diz Rozelaine Gui; gerente do Klebão Lanches.

Por sua importância para o turismo e a economia da região; o Carnabeirão faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo e da cidade de Ribeirão Preto. “O Carnabeirão é hoje um dos principais eventos da cidade; trazendo diversos benefícios como geração de empregos. Por isso; a secretaria do turismo apóia institucionalmente a micareta”; diz o Secretário de Turismo de Ribeirão Preto Humberto Pereira Lima.

Cinco grandes bandas de axé estão na programação do Carnabeirão deste ano que também receberá artistas regionais. Na sexta-feira; dia 09; o evento recebe pela primeira vez Jammil e Uma Noites e Tomate “puxando” os foliões no trio elétrico. Também na sexta se apresenta a dupla sertaneja Tom & Arnaldo. No sábado; dia 10; é a vez de Banda Eva e Chiclete com Banana; além de Jana Lima. No domingo; dia 11; sobem nos potentes trios elétricos: Chiclete com Banana; Ivete Sangalo e João Lucas & Matheus.    

Receba nossas newsletters