Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

FBHA planeja inserir Aparecida (SP) no roteiro religioso internacional

Com o propósito de incluir Aparecida no roteiro religioso internacional, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) quer fomentar a visitação ao Santuário Nossa Senhora Aparecida e projetá-lo como destino mundial de peregrinação. Para isso, a FBHA está em entendimento com o cardeal-arcebispo da cidade e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, para realização de um encontro mundial sobre o tema, ainda este ano. Em 2013, o Santuário Nacional de Aparecida bateu recorde histórico de romeiros, 11,856 milhões — 742 mil pessoas a mais que em 2012.

“O Santuário Nacional de Aparecida tem tudo para se tornar um ícone do turismo religioso internacional. Em 2012, Fátima, em Portugal, recebeu cerca de 5 milhões de peregrinos e Lourdes, na França, 6 milhões. O santuário brasileiro recebe muito mais visitantes, mas a grande maioria é de turistas brasileiros. Queremos atrair pessoas de todos os continentes ao maior santuário mariano do mundo”, afirma o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

O encontro internacional sobre turismo religioso reunirá representantes dos principais destinos do mundo, como Santiago de Compostela (Espanha), Fátima, Medjugorje (Bósnia) e Lourdes. Serão discutidos o atual momento do turismo religioso como segmento de mercado, os principais agentes, a infraestrutura, os destinos, os produtos e os serviços.

“O turismo religioso é uma das principais vocações de Aparecida e, por isso, apostamos na captação de peregrinos internacionais. Para tanto, a cidade precisará investir em infraestrutura”, analisa o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Aparecida e Vale Histórico (Sinhores), Ernesto Elache.

Os esforços do setor de hospedagem serão voltados principalmente para atrair turistas com alto poder aquisitivo e, observando o potencial turístico da cidade, já estão surgindo hotéis na região que atendam a esse perfil de visitantes.

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters