Além de ser uma das mais tradicionais competições off-road do Brasil, o Rally dos Sertões vai se consolidar como uma plataforma de promoção do Brasil. Essa é uma das estratégias do Ministério do Turismo, que já conversa com a organização do evento para intensificar a promoção e utilizá-lo como plataforma de promoção dos atrativos das cidades por onde a competição passa. Técnicos do MTur agora irão trabalhar para ampliar a repercussão do circuito da prova como rota turística.
Além da competição esportiva, o “Sertões” incentiva a economia dos locais que visita e, de acordo com a organização, tem o mais abrangente programa de responsabilidade socioambiental de todas as competições esportivas do mundo. “A parceria é um excelente exemplo de como governo e iniciativa privada podem e devem andar lado a lado”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
O conhecimento técnico do ministério vai ajudar o rally na descoberta de novas paisagens e de um Brasil ainda pouco explorado. Enquanto visita lugares extradordinários, o “Sertões” vai revelando o potencial turístico do Brasil. “Vamos trabalhar juntos, aprender um com o outro e divulgar em conjunto as atrações turísticas do Brasil”, diz Joaquim Monteiro, CEO dos Sertões.
A equipe da prova viaja com uma caravana de quase 2 mil pessoas entre pilotos, mecânicos, técnicos, jornalistas e convidados, entre outros profissionais, gerando um amplo impacto positivo em todas as regiões visitadas.
O MTur afirma que em 27 edições, o “Sertões” ajudou a mostrar o que o País tem de melhor – sua gente, suas paisagens e também seu espírito empreendedor -, um incentivo extra para que o público descubra lugares incríveis e pouco revelados Brasil afora. O apoio institucional do Ministério cria uma ponte do rally com a indústria do turismo e reforça a comunicação com o público através das redes sociais, feiras e outras ações do gênero.