Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Presidente da Organização Internacional de Turismo Social aborda benefícios do setor

DSC_0290

Sergio Rodriguez, presidente da Organização Internacional de Turismo Social (OITS)

RIO DE JANEIRO – A abertura de mais um evento da série “Turismo – Cenários em Debate”, promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que nesta quinta-feira (4) debate o desenvolvimento do Turismo Social, contou com uma apresentação da evolução do segmento em uma perspectiva global, com especial atenção para a América Latina. O responsável foi Sergio Rodriguez, presidente da Organização Internacional de Turismo Social (OITS). Para o executivo, há uma série de benefícios sociais provenientes do Turismo, mas o objetivo principal é permitir o exercício da cidadania.

“A essência do Turismo é fazer o que queremos, já que estamos obrigados a fazer o que não queremos a maior parte do tempo. O Turismo, portanto, é o momento de destaque da vida. E as pessoas de férias são como crianças: exigentes, justamente porque é neste momento que os seres humanos tem a sensação de liberdade”, revelou Rodriguez. “E nós que trabalhamos com turismo, sabemos da verdadeira importância que está na possibilidade de viver os melhores momento da vida, somos os responsáveis por isso. O turismo é a melhor ferramenta para exercer o direito pleno das pessoas, porque trabalhamos com cidadãos e não com consumidores”, completou o presidente da OITS.

De acordo com Rodriguez, são muitos os benefícios sociais do Turismo, como o fortalecimento das redes, distribuição da riqueza e diminuição da sazonalidade. “O Turismo Social é conhecido como turismo de desenvolvimento, que cumpre com o o turismo sustentável, com o turismo solidário e com o turismo socialmente responsável. Esta nova geração quer viver o turismo de experiências, quer viver a vida da comunidade, sua cultura, sua culinária, diferente de se hospedar num hotel cinco estrelas, que se encaixa no Turismo de Ostentação”, frisou o executivo.

Ainda de acordo com Rodrigues, as pessoas procuram dar sentido a sua existëncia justamente através do consumo. “E dentro disto tempos uma grande oportunidade para o turismo social, porque ele sim sempre esteve ligado ao turismo de experiência. O turismo social agora  merece uma política pública por sempre ter sido uma ferramenta de construção comunitária. O turismo social educa, socializa, traz metas e muda a vida”, finalizou o presidente da OITS

Receba nossas newsletters