Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Turismo perde Virgínio Loureiro: secretário de Alagoas faleceu hoje em Salvador

.

.

 
O Mercado & Eventos; consternado; cumpre o doloroso dever de informar que o turismo brasileiro perdeu hoje um dos seus grandes nomes. Faleceu em Salvador; Virgínio Loureiro; de 59 anos. O ex-secretário de Estado de Turismo de Alagoas estava internado há algumas semanas em na capital da Bahia e seu quadro se agravou nos últimos dias vindo a falecer hoje (01/04).
 
O velório acontece hoje (01/04); a partir das 14 horas; no cemitério Jardim da Saudade; localizado na rua Campinas de Brotas; 754; Brotas; em Salvador; e o corpo será cremado amanhã (02/04); às 16h30; no mesmo cemitério. A equipe do Mercado & Eventos se solidariza com a dor da família e lamenta pela perda de tão inestimável amigo.
 
Em uma de suas últimas participações em eventos organizados pelo trade; Loureiro falou com exclusividade ao MERCADO & EVENTOS e lembrou que apesar dos avanços conquistados; principalmente a partir da criação do Ministério do Turismo; o setor ainda não é visto como vetor de desenvolvimento econômico e social para o país. “Creio que o governo; ao criar o Ministério do Turismo; deu o primeiro passo para fazer desta indústria uma prioridade. Mas isso apenas não basta. É necessário que governo e o setor privado entendam que esta atividade é um importante vetor nas políticas e programas pois toda esta cadeia produtiva pode oferecer valiosas contribuições no sentido de se alcançar o desenvolvimento econômico e social”.
 
Uma de suas maiores preocupações era a questão da malha aérea e a necessidade de se adotar uma política de criação de novos hubs; bem como políticas de incentivo para a aviação regional como alternativa para atender as regiões do Nordeste. O ex-presidente da Fundação CTI-Nordeste; um dos maiores grandes defensores de uma malha aérea eficiente no Nordeste; ressaltou que o país vem; ao longo dos anos; reduzindo as operações na aviação comercial. “Tivemos; ao longo dos últimos anos; uma redução de voos regulares e de charteres e precisamos adotar medidas que contribuam para ampliar a malha; pois sem isso não se podem concretizar projetos que possibilitem uma maior captação turística; principalmente do mercado internacional. Precisamos agregar novos produtos e investir em outros setores; como o transporte aéreo de carga”.

Segundo ele; todas as ações desenvolvidas com apoio da CTI-Nordeste e dos governos estaduais; numa parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur; ao longo dos últimos anos; levaram o Nordeste a captar 35% do turismo no país. “É importante que o governo passe a ver a região Nordeste como uma de suas prioridades nos programas de promoção e marketing junto a novos destinos internacionais”; destacou.

 
Como secretário de estado de turismo; Virgínio Loureiro sempre procurou ampliar e diversificar a oferta turística de Alagoas; melhorando a infraestrutura e adotando medidas para incremento do turismo regional. Foi em sua gestão que o estado conquistou  charteres procedentes da Itália; Chile e Argentina; além de ampliar os voos regulares como as operações da Webjet; iniciadas no final de 2007; com voos diários para Recife; Brasília e Rio de Janeiro.
 
Loureiro procurou firmar também parcerias e convênios com entidades e órgãos públicos como a Embratur; para promoção internacional; e o Ministério da Cultura para o mapeamento cultural e turístico das cidades de Marechal Deodoro; Penedo e Piranhas. “O setor de Desenvolvimento de Produtos é de fundamental importância para o aumento da oferta turística do estado e para a realização de projetos; além de interlocução com o Ministério do Turismo”.
 
Com uma experiência de 35 anos acumulada no Turismo; Virgínio Loureiro não se conformava com o fato de o Brasil receber pouco mais de cinco milhões de turistas; cerca de 0;6% do fluxo mundial. Ele lembrou

Virgínio Loureiro

Receba nossas newsletters