Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

Presidente da Frentur recebe pleitos urgentes da hotelaria

O deputado federal Marx Beltrão, ex-ministro do turismo e recém-eleito presidente da Frentur – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, esteve reunido via videoconferência nessa quarta-feira (31), com a hotelaria independente do país, representada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional e pelas ABIH’s estaduais. Ao final do encontro, Marx se comprometeu dar andamento aos pleitos mais urgentes levantados pelos empreendedores da hotelaria.

PHOTO-2021-03-31-17-07-53

Reunião aconteceu nessa quarta-feira (31)

Em primeiro lugar, precisando ser aprovada imediatamente, está a reedição da MP 936, que possibilita a renegociação de contratos de trabalho e a redução de jornada e salários. Para a ABIH Nacional, ela é fundamental para garantir a sobrevivência de milhares de meios de hospedagem pelo país.

“O ano 2019 foi muito bom para a hotelaria, o que permitiu para alguns empreendedores do setor a formação de capital de giro para que, mesmo diante de tantas adversidades enfrentadas em 2020, pudessem chegar até aqui ainda de portas abertas. Agora a situação se tornou ainda mais crítica. Não houve o retorno esperado e temos presenciado diversos hotéis fechando pelo país, como por exemplo, no centro de São Paulo, onde 19 unidades encerraram suas atividades nos últimos meses”, explicou o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares

Outro tema capitaneado pelo presidente é relacionado ao crédito. Para a hotelaria nacional, o Fungetur (Fundo Geral do Turismo) não vem cumprindo plenamente seu objetivo, já que dos cerca de R$ 5 bilhões disponibilizados, foram utilizados apenas R$ 700 milhões. Foi consenso entre todos que é preciso rever as taxas e as exigências para o acesso aos créditos do fundo para que assim ele possa se adequar ao momento, tornando-se mais ágil e atrativo para os empreendedores.

“Hoje, esse é um dos grandes gargalos. Como pagar nossos colaboradores sem receita nenhuma? Cada apartamento em média precisa de quatro colaboradores para funcionar. Dessa forma, fica claro que a folha de pagamento é um dos maiores custos dos meios de hospedagem, tornando essa ação muito importante nesse momento em que manter empregos é fundamental para o país”, afirmou Manoel Linhares.

Companhias aéreas

A questão da judicialização do setor aéreo também foi tema do encontro. Segundo o presidente da ABIH Nacional, as companhias aéreas hoje estão sofrendo com um volume imenso de processos movidos por consumidores, o que vem desestimulando a chegada de novas empresas ao país. Encaminhar essa questão daria maior dinamismo ao setor aéreo brasileiro, estimulando assim o turismo na sua retomada.

Receba nossas newsletters