Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

​Henrique Alves visita o novo Centro de Convenções de Florianópolis

O ministro do Turismo, Henrique Alves, e o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, visitaram nesta segunda-feira (15) o novo Centro de Convenções de Florianópolis, que está prestes a ser inaugurado e promete aumentar o turismo na baixa estação em Florianópolis. Com investimentos de R$ 51 milhões, o local oferece ao visitante uma área de 10 mil metros quadrados na parte inferior e tem capacidade para receber cerca de cinco mil pessoas em auditórios do piso superior.

“O turismo brasileiro tem de ocupar um espaço privilegiado na agenda econômica do Brasil. A beleza de Florianópolis é impressionante, a união perfeita entre natureza e desenvolvimento”, afirmou Henrique Alves. O ministro também destacou a força do setor como vetor do desenvolvimento econômico. “O caminho do turismo talvez seja o mais rápido para enfrentar o desemprego e as dificuldades econômicas. Quanto maior for a crise, com mais atenção devemos olhar para o turismo como oportunidade. Falamos de um setor que tem uma capilaridade única, capaz de impactar em 52 atividades”, disse Alves.

O licenciamento ambiental do Centro de Convenções, liberado em 2002, permite a construção de 1,3 milhão de m² dos 4,3 milhões de m2 da área total. O projeto prevê a construção de um parque hoteleiro com 1,5 mil leitos. Atualmente a região já dispõe de 10 mil leitos. “De março a novembro registramos elevadas taxas de desocupação de modo que queremos, por meio de investimentos, minimizar o impacto da sazonalidade do turismo”, afirmou o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

Após a visita ao Centro de Convenções, Henrique Alves participou de audiência pública na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa. “Ter a vinda de um ministro aqui nesta Assembleia Legislativa é de suma importância, porque atualmente 12% do PIB do estado vêm do setor”, afirmou o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Jean Loureiro. Em nível nacional, o turismo contribui com 3,6% do PIB.

Durante a audiência pública, também entraram na pauta a isenção de vistos em caráter excepcional no ano olímpico e a criação de áreas de interesse turísticos. “São dois temas de extrema importância. Com as Áreas de Interesse Turístico, com regulamentação específica, poderíamos criar várias ‘Cancuns’ no Brasil”, comparou Alves.
 

Receba nossas newsletters