Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Fornatur quer esclarecimentos e punição para culpados do MTur

Bel Mesquita, Flávio Dino e Domingos Leonelli

Bel Mesquita, Flávio Dino e Domingos Leonelli


Os representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) reuniram-se durante todo o dia desta terça-feira, dia 16, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Além dos gestores, participaram da reunião o presidente da Embratur, Flávio Dino, e a secretária nacional de políticas de Turismo, Bel Mesquita.

O presidente nacional do Fornatur, Domingos Leonelli, abriu a reunião vespertina destacando a crise no setor, ressaltando que os problemas são segmentados e que não podem ser generalizados. “Temos que mostrar para o país o que fazemos, como gestores do turismo, independente de crises setoriais”.

Durante o evento, Leonelli leu uma carta com a posição do Fornatur sobre a crise no MTur. “Solicitamos os devidos esclarecimentos e a punição dos culpados, mas ressaltamos nosso total apoio aos membros da Embratur e do Ministério do Turismo. Somos favoráveis a decisão da presidenta Dilma, que busca uma limpeza, mas temos certeza que muitas pessoas foram injustiçadas com acusações infundadas, além da falta de respeito sofrida”, destacou.

Ainda durante o evento, Leonelli anunciou aos gestores o incremento da verba descentralizada, que passou de R$8 milhões, em 2010, para R$12 milhões, em 2011. “É uma vitória de todos nós, que lutamos por isto. É um passo adiante nos nossos objetivos”, festejou.
O presidente da Embratur, Flávio Dino, disse que o ano de 2011 será positivo em relação ao aumento do ingresso de divisas e entrada de turistas estrangeiros no país, mas sofrerá com um déficit entre 10 e 15 milhões, por razões externas, como a questão tributária, competitividade e crise cambial.

No que se refere à América do Sul, Dino ressaltou os dois novos EBTs, sendo que o primeiro englobará Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai; e o segundo, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. “Talvez haja um terceiro escritório até o final do ano, mas isto ainda está sendo estudado”. Ele também falou que haverá trabalho de divulgação na região, por meio de press trip, divulgação em eventos, shows e feiras locais.

Em relação à Copa, Dino lembrou da importância do setor do turismo pra o país, uma vez que o Brasil será uma grande vitrine para o mundo. “Estamos preocupados em agregar novos critérios à imagem internacional do Brasil, como a cordialidade, a capacidade, a sustentabilidade, a responsabilidade, a democracia, a confiabilidade”. “Queremos reafirmar características já conhecidas e agregar novos”.
Bel Mesquita, secretária nacional de políticas de turismo, agradeceu a exposição de apoio às dificuldades enfrentadas nos últimos dias e disse que o momento de dificuldade fará o Brasil crescer mais e se fortalecer. “O Brasil está em um nível invejável, no setor turístico, se comparado com outros países. O turismo é a área que dá maior condição de inclusão social e que promove um giro da roda da economia”.

Na período da manhã, a portas fechadas, ocorreu a 20 Reunião Extraordinária da Fornatur. Os gestores discutiram sobre o novo Estatuto do Infórum, Financiamento do Infórum/Embratur, segurança dos ônibus de turismo, estudo de viabilidade sobre oferta hoteleira em Manaus, além da programação da Abav.

Já no período da tarde, ocorreu a 63 Reunião Ordinária, quando também foram discutidos temas como Programas de Financiamento para Construção e Reforma de Hotéis, inclusão do turismo no Programa Brasil maior.

Jussara Santos, de Brasília

Receba nossas newsletters