Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministra do Turismo faz balanço e celebra conquistas dos primeiros 100 dias de governo

c8674f0d 85c1 45d8 afb6 7b3204a11cd0 Ministra do Turismo faz balanço e celebra conquistas dos primeiros 100 dias de governo

Reunião com ministros no Palácio do Planalto marcou os 100 dias de gestão do governo federal (Roberto Castro/MTur)

As principais marcas e conquistas do Ministério do Turismo ao longo dos 100 primeiros dias do governo Lula, completados nesta segunda-feira (10), foram destaque da ministra Daniela Carneiro: acessibilidade, inclusão, qualificação profissional, sustentabilidade e diálogo. Nestes pouco mais de três meses, a pasta contabilizou entregas que corroboram o lema de “União e Reconstrução” da atual gestão.

A ministra do Turismo participou de reunião ministerial no Palácio do Planalto que marcou o primeiro trimestre do governo. “Nesses primeiros 100 dias já tivemos muitas conquistas! E vamos ter ainda mais a comemorar com o protagonismo que o turismo tem assumido como um importante indutor de desenvolvimento econômico e social. Segundo o presidente Lula, a geração de emprego é uma de suas prioridades e o turismo certamente contribuirá para isso”, destacou Daniela.

A inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é um exemplo. Atento à importância deste público, o MTur lançou um portfólio online com atrativos acessíveis e mapeou o perfil deste viajante. Em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o órgão também atualizou uma cartilha digital de orientação ao atendimento destes viajantes, além de revisar publicações semelhantes voltadas a turistas idosos e LGBTQIA+.

Além disso, o MTur disponibilizou cursos online gratuitos com dicas ao acolhimento de visitantes autistas e de boas práticas de turismo responsável, este último abordando temas como sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística. Por sinal, a estrutura do órgão ganhou uma Coordenação-Geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas, exclusivamente voltada para promover ações na área.

Daniela Carneiro Eric Ribeiro Ministra do Turismo faz balanço e celebra conquistas dos primeiros 100 dias de governo

Daniela Carneiro, ministra do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

Nestes primeiros 100 dias, a ministra também se reuniu com representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, além de representantes do trade turístico. Carneiro ainda reativou o Conselho Nacional de Turismo (CNT), que reúne as principais entidades do setor e o governo federal e tem papel crucial na definição de iniciativas de apoio ao ramo.

“Desde que assumi essa missão – a mim concedida pelo presidente Lula -, tenho atuado para converter todo o potencial do turismo de contribuir com a economia e a geração de emprego e renda. Estamos promovendo uma verdadeira transformação do país, agora, devidamente atento à questão ambiental e ao respeito às minorias. O Brasil está de volta e muito mais ainda está por vir! Juntos, vamos dar ao turismo o protagonismo que ele merece”, afirmou ela.

INOVAÇÃO – Ações voltadas à inovação no setor tiveram igualmente destaque. No mês de março, o MTur publicou um edital de seleção de 10 destinos de todo o país para participarem da Estratégia Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O objetivo é contemplar 2 cidades de cada macrorregião do Brasil com consultoria na elaboração de planos de transformação, além de apoiar o planejamento de um sistema de gestão de DTI.

PROTEÇÃO – A causa feminina também ganhou atenção especial do Ministério do Turismo. Após lamentáveis casos de assédio sexual envolvendo visitantes estrangeiros no país, o órgão lançou em março a campanha “O turismo respeita as mulheres”. O trabalho, em parceria com o Ministério da Mulher, busca promover uma grande mobilização contra crimes do tipo no setor, envolvendo governos, o trade turístico e a sociedade civil.

O MTur reforçou, ainda, a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A partir desta segunda-feira (10), a Pasta disponibiliza um minicurso online para esclarecer profissionais do ramo sobre como agir diante de violações. A capacitação integra as ações do Código de Conduta Brasil do órgão, um instrumento de livre adesão por meio do qual empreendimentos da área se comprometem a proteger direitos infanto-juvenis.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.