Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Rifai não será o secretário-geral da OMT em 2017; brasileiro é cotado

Taleb Rifai

Taleb Rifai


Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, há quase uma década, anunciou que não se vai recandidatar ao cargo na próxima Assembleia-Geral da OMT em 2017, que será realizada em Chengdu, China. Apesar de ninguém fazer campanha, alguns nomes já se perfilam para o cargo.

Entre as personalidades cotadas para substituir Taleb Rifai constam, nomeadamente, a mexicana Gloria Guevara Manzo, executiva, que começou a sua carreira profissional na NCR Corporation em 1989 e trabalhou na indústria de TI em vários cargos tanto nos EUA, América Latina, Médio Oriente e África. Desde 1995 tem desempenhado diferentes funções na indústria das viagens e Turismo, e Carlos Vogeler atual diretor executivo da OMT com sede em Madrid e diretor regional da OMT para as Américas.

O brasileiro Márcio Favilla é diretor executivo de Programas operacionais e Relações Institucionais da OMT e já ocupou o cargo de vice-ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República do Brasil e vice-ministro do Brasil (2003-2007), onde ele desempenhou um papel fundamental na estruturação da primeira Ministério brasileiro do Turismo é outro nome apontado, bem como Walter Mzembi, atual ministro do Turismo do Zimbabwé, personalidade que tem desempenhado um papel importante e ativo no seio da OMT na arena internacional.

Nos corredores da OMT tem-se falado também de Alain St. Ange, ministro do Turismo e da Cultura das Seychelles, nomeado em 2013, após ter exercido cargos relevantes no setor privado ao nível da gestão hoteleira, bem como de Xu Jing, que começou a sua carreira no turismo na Administração Nacional do Turismo da China, onde liderava a divisão de Relações Internacionais, tendo-se juntado à OMT como diretor da representação regional para a Ásia e Pacífico.

Receba nossas newsletters