Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Agenda: veja quais são os próximos eventos do Turismo – 17/11/14

.

.


​Rodada de Negócios será destaque do Congresso de Eventos

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) promove nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, o Congresso Eventos Brasil 2014. O destaque na programação ficará por conta da Rodada de Negócios que acontece no segundo dia da programação, a partir das 16h30.  Foram selecionadas até 30 empresas compradoras, organizadoras de eventos, e 90 fornecedores de produtos e serviços utilizados por organizadores.

“Durante a Rodada de Negócios, compradores e fornecedores de produtos e serviços terão a oportunidade de negociar e trocar informações”, explica Andréa Faria, coordenadora nacional de Turismo de Negócios e Eventos do Sebrae. “É uma ferramenta que pode ser muito bem aproveitada na indústria de eventos porque os empresários, em função da dinâmica do negócio, dispõem de um tempo escasso para busca de novos parceiros”, completa. Segundo Ivan Tonet, gestor do produto Rodada de Negócios no Sebrae, é uma solução desenvolvida e aplicada há mais de duas décadas com excelentes resultados.

Comissão – Durante o evento será anunciada a formação da Comissão responsável pela construção de normas técnicas para o setor de turismo de negócios e eventos, uma iniciativa do Sebrae e  da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo é formatar o marco regulatório para que passe a funcionar de melhor forma o segmento de eventos, auxiliando no crescimento do setor, na lucratividade das empresas e na qualidade dos serviços.

Painéis – No dia 7, logo após a abertura, os congressistas terão a oportunidade de assistir a palestra “A economia brasileira e o setor de eventos” com Gesner de Oliveira, economista sócio da GO Associados. Em seguida, será a vez da palestra com Gonzalo Constanzo, da IAPCO – International Association Of Professional Congress Organisers, uma das mais importantes associações mundiais do setor. Na sequência, Maurício Tavares, diretor da Rede Globo, vai falar sobre o “Impacto social, econômico e cultural dos grandes eventos”.

No dia 8, um painel irá reunir três profissionais que organizaram eventos marcantes no país: Márcia Golfieri, organizadora do TEDx Liberdade, Gustavo Ribeiro, organizador da Jornada Mundial da Juventude e da Recepção do Papa no Brasil, e Dulce Magalhães, responsável pelo Festival Mundial da Paz. Para a Abeoc Brasil, mediadora do painel, esses três eventos trazem entre si aspectos em comum: são eventos organizados de forma colaborativa, com envolvimento dos participantes, muitos voluntários e participação dos prestadores de serviços.

Outro painel importante no segundo dia será “A importância da cooperação na cadeia produtiva para a captação e organização dos eventos” com a participação de presidentes de importantes organizações da cadeia produtiva do setor. Participam Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Enrico Fermi, presidente da  Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis, Margareth Pizzato, presidente da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras e Eduardo Sanovicz, presidente da Abear. Ainda no dia 8 destaque para o painel “Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil” com as presenças do ministro do Turismo, Vinícius Lages e do presidente do Sebrae, Luiz Barreto.

O jornal MERCADO & EVENTOS, media partner do evento, estará presente realizando uma cobertura online com fotos e informações que serão publicadas em sua próxima edição.

Programação oficial

07/12 – Domingo
08h30     Abertura do Evento
09h00     Palestra: A economia Brasileira e o setor de Eventos
09h40     Palestra: O futuro dos eventos
11h00     Inauguração da Exposição com coffee break
12h30     Intervalo para Almoço

Sala Vermelha – Sala da Academia Brasileira de Eventos e Turismo
14h00 – 15h00 – Apresentação dos melhores trabalhos
15h00 – 18h00 – Debate Com as Universidades: Promovendo maior interação Universidade – Empresas

Sala Amarela – Sala Ministério do Turismo
14h – Como preparar o destino para realizar e receber eventos?

Sala Verde – Reuniões setoriais
14h00 – 15h00 – Imprensa
15h00 – 16h00 – Fórum dos Jovens Empresários
16h30 – 19h30 – Salão Nobre – Rodada de Negócios

08/12 – Segunda-feira

08h30     Eventos Fora de Série
10h30     Palestra: A estratégia competitiva de Londres: do Mega evento à liderança em eventos
11h30     Painel: A importância da cooperação na cadeia produtiva para a captação de eventos
12h30     Intervalo para Almoço
13h30     Painel: Fontes de informação para fortalecer o seu negócio
14h30     Painel: II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil
15h30     Painel internacional: Cooperação Internacional
16h30     Intervalo
17h20     Sessão de Encerramento – Leitura da Carta de São Paulo e entrega dos Certificados do Selo de Qualidade
18h20 Coquetel com a solenidade de Posse da diretoria ABEOC Brasil e Estaduais e homenagem aos Amigos da Abeoc Brasil

Braztoa promove Convenção e entrega do 3º Prêmio Sustentabilidade

A  Braztoa promove no dia 28 deste mês, em Maceió, a solenidade de entrega aos vencedores do 3º Prêmio de Sustentabilidade. O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores iniciativas e práticas para um turismo mais ecológico e sustentável. Participam da iniciativa associados da Braztoa, agências de viagem, meios de hospedagem, parceiros institucionais e do trade. O evento acontece durante a solenidade de abertura na Convenção Braztoa 2014.

Cinco categorias concorrem ao prêmio: associadas Braztoa (exclusivo às empresas afiliadas à entidade), agências de viagem, meios de hospedagem, parceiros institucionais e a categoria TOP Sustentabilidade, que representa o maior destaque de reconhecimento aos participantes. O júri será composto por nomes do cenário do turismo no Brasil e no exterior, como Alexandre Garrido (ABNT), Ariel Pares (Ministério do Meio Ambiente) e Marcelo Calado (SENAC), além daqueles que já contribuíram com excelência e exatidão nas duas últimas edições do Prêmio, como Margaret Granthan (Centro de Turismo Alemão), Mário Gasparini (Ifaseg/QBE), Oliver Hillel (UNEP), Helena Rey (PNUMA) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance).

Para as melhores iniciativas apresentadas serão destinados troféus de 1º, 2º e 3º lugar para cada uma das cinco categorias e um Prêmio Top Sustentabilidade para a iniciativa de maior pontuação entre todas as categorias.

Critérios de avaliação – As iniciativas apresentadas serão avaliadas com base nos seguintes critérios: impactos ambientais, socioculturais e econômicos; incentivo ao turismo sustentável; viabilidade financeira;  abrangência e replicabilidade e inovação. Serão consideradas vencedoras aquelas iniciativas que obtiveram o melhor resultado de pontuação em relação ao conjunto dos critérios estabelecidos. A Braztoa promove no país, desde 2012, o prêmio de turismo sustentável, que tem o consentimento da Aliança Global para o Turismo Sustentável, das Nações Unidas (ONU). A ação tem como objetivo o reconhecimento e a visibilidade das empresas e suas ações. Além disso, estimula o setor de turismo a agir de maneira ambientalmente responsável e economicamente viável.

Tome Nota
Fitur – A edição da Fitur 2015, que acontece em Madri, entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, terá como foco o tourism maker. Segundo os organizadores, são esperados 120 mil profissionais de 165 países e regiões, operadores, hoteleiros e outros representantes do trade. Entre os segmentos para a edição 2015 estão a Fitur Gay, a Fitur Tech, os Encontros B2B e a Fitur Green. Das novas seções destaques para o Turismo Saúde, Investour e o Fórum Fitur Know-How e Export.

BNTM – A Fundação CTI Nordeste espera receber 1.500 visitantes entre operadores, agentes de viagens e representantes do trade, além de buyers de 30 países para a BNTM 2015, que será realizada entre 22 a 26 de abril de 2015 no Centro de Eventos em Fortaleza. A estimativa é de que o evento gere em negócios a médio e longo prazo um volume superior a R$ 200 milhões.

Receba nossas newsletters