Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Órgãos de turismo alertam sobre fraude contra agências de viagens

A Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav/SP), a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) alertam sobre um novo tipo de fraude que vem sendo praticada por falsas empresas e tem como finalidade “ameaçar” agentes de viagens por meio de cobranças irreais de parcelas referentes a serviços previamente contratados. Os golpistas telefonam para as agências e enfatizam falta de pagamento, deixando como única solução a quitação desta dívida, caso o estabelecimento não queira ser protestado junto ao cartório ou ter seu nome envolvido em escândalos financeiros.

Depois do primeiro telefonema, os golpistas compartilham alguns números de telefone com o intuito de fazer a vítima acreditar que aqueles são os contatos de empresas de cobrança ou de escritórios de advocacia que podem auxiliá-la a resolver sua pendência. Após telefonar para tais números, os agentes passam a conversar com “atendentes”, que tentam localizar o problema e, geralmente, mencionam que a dívida diz respeito à assinatura de contrato de “publicidade”, citando listas e sites genéricos. Caso as agências caiam na armadilha e queiram efetuar o pagamento, estes mesmos atendentes “oferecem um acordo” para quitação, providenciando informações e documentos para levar o processo adiante.

Nos últimos meses uma série de empresas já foi alvo desta fraude. Uma característica é comum a todas: falta de orientação. Por este motivo, a principal dica da Aviesp, Abav/SP, Abracorp e Sindetur-SP consiste em, antes de telefonar para algum destes números, consultá-lo em sites de pesquisa, a fim de conferir se alguma reclamação anterior já foi registrada. Na maioria dos casos, inúmeras são as ocorrências decorrentes da aplicação deste golpe.

Larissa D`Almeida

Receba nossas newsletters