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Opinião / Tecnologia

OPINIÃO – A tecnologia a favor da retomada do turismo

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Eduardo Batista, diretor comercial da Nemo no Brasil

Desde o início da pandemia, o setor de turismo tem seguido uma trajetória de retomada paulatina das atividades e, apesar das restrições em relação à capacidade de ocupação nos empreendimentos, as buscas por reservas hoteleiras têm crescido a passos largos.

Segundo o mais recente levantamento da Nemo, uma das maiores empresas de Inteligência de Dados da América Latina, especializada soluções para a indústria do Turismo, os sistemas de reservas de hoteis no Brasil tiveram um salto de 49% entre os bimestres julho/agosto (300 mil buscas) e setembro/outubro (447 mil buscas). Isso porque estamos chegando agora no auge da alta temporada.

Diante desses números, te pergunto: sua empresa está preparada para essa tão esperada retomada? Quais foram os aliados do seu negócio nos últimos meses e quais serão em 2021? Já parou para pensar?

Eu tenho uma dica: a tecnologia, inteligência e automação! Muitas empresas de turismo estão focadas em retomar as vendas, com segurança – claro, continuar a operar seus produtos e destinos, ter um controle amplo do trabalho, ganhos, custos, são quesitos essenciais para a sobrevivência e sustentabilidade financeira dessas companhias.

O ambiente virtual faz parte do dia a dia de muitas delas, mas, no turismo, vemos tantas outras que continuam trabalhando totalmente offline, o que limita a possibilidade de crescimento e rapidez na retomada dos negócios. A adaptação do offline para o online torna-se obrigatória, não somente para alcançar novos clientes, mas também para ser competitivo.

Trago alguns exemplos: você sabia que existe uma ferramenta automatizada de inteligência artificial Machine Learning e Big Data, que identifica reservas nas quais as operadoras e agências podem aumentar seu ticket médio? Sim! Dependendo do volume de vendas, o ganho pode ser 40% maior.

Neste caso, a ideia é automatizar ao máximo o processo para ganhar eficiência e economia de custos. Por exemplo, se uma operadora reservou um hotel com uma certa antecedência, esta ferramenta já inicia o trabalho de buscar, para essa mesma reserva, opções mais rentáveis com outros provedores e, às vezes, com o mesmo provedor. Assim, a tecnologia acompanha a metodologia do mercado de oferta e demanda, ajudando a maximizar as receitas dos negócios sem impactar a reserva original.

Genial, não é mesmo?

O perfil do viajante mudou. A maneira de vender viagens também precisa se transformar à altura. Informações prontamente disponíveis e respostas imediatas são essenciais para não perder a árdua corrida pelo sucesso e bons lucros.

É hora de fazer o uso inteligente do arsenal tecnológico que está à disposição no mercado, inserir em plataformas online todos os produtos, hospedagens, transportes, atividades, passeios com operadoras e agências.

Lembre-se: é importante entender que, no momento no qual um viajante começa a pesquisar um destino, um pacote, um hotel, ele já está vivendo esse sonho. Por isso, é fundamental impactar positivamente e tornar essa viagem uma verdadeira experiência memorável.

Empresas de turismo: estejam prontas para a retomada!

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