Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Opinião / Política

OPINIÃO – Sanção do Perse mostra importância do turismo para a economia nacional

1W4A0001 copiar OPINIÃO - Sanção do Perse mostra importância do turismo para a economia nacional

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional (Eric Ribeiro/M&E)

Percorremos um longo e tortuoso caminho para chegarmos até aqui. Foram nove votações no Congresso Nacional, todas acompanhadas de perto pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional que esteve representada por cerca de 1.300 hoteleiros de todo país que estiveram no Senado Federal, no dia 5 de março; 1.200 na Câmara dos Deputados, em 27 de março, e mais 1.200 no jantar promovido, em 23 de abril, em homenagem ao presidente da Câmara Arthur Lira, em Brasília, e que, hoje, se orgulham por fazerem parte dessa história vitoriosa.

Ao sancionar a continuidade do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), o presidente Lula está não só está honrando um compromisso do país com o setor, mas chancelando o crescimento do turismo no Brasil. A indústria nacional de hotéis foi alçada a um novo patamar com a continuidade do PERSE, primeiro benefício que o setor recebe em sua história.

O programa e sua continuidade foram resultado de muito diálogo entre o poder público e a iniciativa privada e, mesmo depois de sua permanência ter sido colocada à prova pela MP 1202/2023, o resultado que colhemos hoje nos mostra que juntos somos mais fortes.

Pela primeira vez na história, a hotelaria conquistou o protagonismo que merece na cadeira produtiva do país, passando a ser encarada como uma verdadeira indústria que promove crescimento, gera empregos e aciona diversos outros segmentos econômicos que passam a atuar e se expandir.

A ABIH Nacional, como entidade máxima representativa da hotelaria nacional, com 87 anos de atuação, se sente honrada de ter cumprido seu papel de liderar e congregar os empreendedores do setor para que nossas vozes fossem ouvidas e nossas pautas reconhecidas e assim passarmos a ter a atenção merecida das autoridades, em todos os níveis.

Durante esses quase seis meses de incertezas e inseguranças, a indústria nacional de hotéis saiu da sua zona de conforto, mobilizou parlamentares de todos os estados, mostrando seu real papel na economia, conseguindo assim conquistar a atenção e a confiança de lideranças partidárias, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. Cientes de nosso poder de mobilização e certos de nossa papel na economia brasileira, iniciamos não apenas mais um capítulo, mas uma nova história do turismo e de todos os segmentos que ele impacta.

A conquista da manutenção do Perse é apenas um exemplo do que podemos conquistar como setor. Agora, ao traçarmos novos planos para o futuro, não estaremos mais sozinhos. Nos consolidamos como um setor produtivo representativo, respaldado politicamente pela Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira.

Sabemos que ainda temos muita estrada para percorrer o que exigirá ainda mais empenho de todos nós, empreendedores e profissionais da indústria de hotéis. Lembro que a Reforma Tributária está em curso e, apesar que termos conseguido estar entre aqueles que têm regime diferenciado na sua primeira etapa, é importante mantermos o foco sempre em busca de estimular a hotelaria e o turismo brasileiros. Mas isso já é um outro capítulo, uma nova etapa da nossa história, que começa a ser contada a partir de agora.

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.