Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur lança plano de marketing na próxima segunda (22)

Vinicius Lages e Luciana Fernandes, do MTur

Vinicius Lages e Luciana Fernandes, do MTur


O Ministério do Turismo (MTur) lançará, na próxima segunda-feira (22) o Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018). A concretização do plano é fruto de um extenso processo participativo que envolveu mais de 600 pessoas em reuniões e oficinas, com participação dos órgãos oficiais de turismo de todas as Unidades da Federação, entidades empresariais, instituições de ensino, lideranças da sociedade, além das equipes técnica e diretiva do MTur e das empresas responsáveis pelo trabalho.

Considerando a importância de contemplar a opinião do mercado, também foram realizadas atividades como uma Pesquisa de Demanda, com 3,2 mil turistas atuais e potenciais; bem como grupos focais, em nove cidades brasileiras; e, por fim, entrevistas com 40 operadores e agentes de viagens. “Um dos dados revelados no estudo é de que o Brasil apresenta crescente mercado doméstico de turismo demonstrado pela evolução de visitantes e viagens nos últimos anos. Para se ter ideia, a demanda aumentou de 38,1 milhões de turistas em 1998 para 58,9 milhões em 2011, um crescimento de 54% na demanda doméstica”, adiantou o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Outra informação da pesquisa é que ocorreu uma ampliação da oferta de destinos e equipamentos turísticos, tanto em quantidade quanto em diversidade. Entretanto, o ministério do Turismo tem como desafio para os próximos quatro anos expandir ainda mais a oferta de destinos brasileiros, hoje concentrada no segmento de sol e praia e para as cidades (oferta completa de compras, serviços, gastronomia etc.), também preferência da demanda atual. “O Brasil é um país com ricas e diversas experiências, que podem ser desfrutadas nas viagens, pelas paisagens, festas, sabores e saberes presentes em cada espaço natural ou nas cidades”, ressaltou Lages.

O Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018) está dividido em 12 tópicos: apresentação, etapas, análise da situação atual da demanda e da oferta, objetivos, resultados esperados, missão, princípios, posicionamento de imagem e identidade corporativa, focos estratégicos, metas e indicadores, plano operacional e gestão e implementação.

Receba nossas newsletters