Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Houston, we have fun here

Durante quatro dias tive a oportunidade de conhecer um pouco do que Houston tem a oferecer a seus visitantes. A viagem foi oferecida pela United Airlines e cinco jornalistas paulistas estiveram presentes. A cidade – localizada no Texas – é a quarta maior dos Estados Unidos, e como toda cidade grande tem de tudo um pouco. Quem estiver na cidade não pode deixar de visitar o Space Center Houston. Nós como jornalistas tivemos a ótima experiência de poder conhecer as instalações que pertencem a Nasa com um guia muito especial, um astronauta de verdade. Agora não me lembro o nome dele, mas ele realmente esteve no espaço no ano de 1983, numa missão em um ônibus espacial. Acho que eu estava muito emocionada e dolorida que não guardei o nome do astronauta e da nave. O dolorida vou contar depois. Bom, primeiro fomos visitar o Space Center, onde pudemos ver um pouco da história das viagens espaciais da Nasa. Vimos trajes, equipamentos, simuladores e até um módulo de comando da Apollo 17, que foi para o espaço e agora esta em exposição. O lugar é bem interativo e claro que não perdemos a oportunidade de entrar num foguete e colocar um capacete de astronauta e tirar muitas fotos assim. Também tivemos oportunidade de visitar o galpão Rocket Park, onde fica um foguete de mais de 700 mil toneladas que infelizmente nunca foi ao espaço. É impressionante ver o tamanho dele e como é tão cheio de detalhes. Ele esta dividido de acordo com as fases de lançamento e pudermos ver direitinho onde as partes se soltam, com seus motores e propulsores. Nunca imaginei ver uma coisa dessas na vida. Fiquei muito impressionada. Foi uma experiência muito legal.

imagem 302 Houston, we have fun here

imagem 2992 Houston, we have fun here

imagem 328 Houston, we have fun here

imagem 338 Houston, we have fun here

imagem 344 Houston, we have fun here

Agora o mico da viagem. Estava eu super empolgada em tirar uma foto com o painel dos astronautas da Apollo 11 – Neil Armstrong e Buzz Aldrin. A animação era tanta que não me dei conta que o painel não estava preso e quando encostei perdi o equilíbrio, tropecei e cai de costas. Minhas pernas subiram acima da cabeça. Ainda bem que não me machuquei, só fiquei com o dedão da mão roxo e inchado, mas OK. Foi muito engraçado e foi uma pena a jornalista que ia fazer minha foto ter ficado tão preocupada e se esquecido da foto do tombo. Mas depois que me recuperei fiz a foto e entrei pra história. Veja a foto logo abaixo.

imagem 342 Houston, we have fun here

Você sabia que Houston tem o maior centro médico do mundo? É, eu também não sabia. E fiquei impressionada com o tamanho, os recursos e a tecnologia deles. Nem tentei fazer uma comparação com o Brasil, que embora seja um país referência em medicina, como cirurgia plástica e câncer, não chega aos pés do que eu vi por aqui. Eles estão anos luz de qualquer coisa que se refere à medicina. Vou citar alguns números que me passaram só pra se ter uma ideia do que estou falando: 54 instituições associadas (27 do governo e 26 privadas); 7,1 milhões de pacientes atendidos anualmente, sendo 16 mil internacionais; 92,5 mil empregados; 34 mil estudantes; 12 mil voluntários; 7 mil cientistas visitantes, pesquisadores e estudantes; 350 mil cirurgias por ano; 280 prédios construídos em 45,5 milhões de metros quadrados; receita de US$ 14 bilhões de recursos próprios das instituições – já que o centro não aceita doações. Ufa! São mesmo números impressionantes. Pessoas de todas as partes do mundo e inclusive celebridades e políticos se tratam no centro médico, como foi o caso do ex presidente americano George W. Bush e sua esposa; e ainda brasileiros famosos como Maria Rita, falecida esposa do cantor Roberto Carlos.

Texas Medical Center 5 miles away from Houston downtown 21 Houston, we have fun here

Ah, uma coisa muito importante aqui em Houston, eles são pontuais como os britânicos. Os brasileiros são bem relaxados com esse papo de horário, mas nem pensar em fazer horas por aqui. A programação é seguida corretamente e os horários cumpridos at time. Eu adoro, porque odeio atrasos ou ficar esperando pelos outros. Mas aqui achei um pouco exagerado. Em uma das visitas que fizemos, literalmente corremos. Acho que foi no centro médico se não me engano. Um dos locais que também achei bem interessante conhecer foi o Houston Center for Dance, onde pudemos dar uma volta pelas instalações da escola de dança, ver os alunos ensaiando e ver também o backstage de todas as peças lá produzidas. Vimos as fantasias e a área onde as costureiras fazem as roupas. Me pareceu um pouco bagunçado, mas pensa que são centenas de roupas produzidas para cada peça que o teatro apresenta. Faz sentido uma certa bagunça. Outro teatro que visitamos foi o Alley Theatre, o mais antigo de Houston. Eles estavam na maior correria porque se preparavam para o início da temporada de Natal, com o show A Christmas Carol, uma peça que já é apresentada há mais de 24 anos – todos os anos sempre a mesma coisa. E faz o maior sucesso. Esses americanos são mesmo tradicionalistas!

Roupas do Houston Ballet Center for Dance Houston, we have fun here

Detalhe da decoração do Center for Dance Houston, we have fun here

House of Blues Music Hall Houston, we have fun here

Outra coisa que eu não posso deixar de citar nessa viagem é a comida. Meu deus, como eu comi. Acho que devo ter engordado uns 3kg. Eu já estive no Texas antes, e confesso que a comilança foi intensa também, mas em Dallas a comida é muito picante – bem texmex. Já aqui em Houston as coisas são mais saborosas. Gostei muito de tudo. Tirando seafood. Eles comem muito e eu não gosto, mas para não ficar chato digo que tenho alergia. As pessoas ficam chocadas de saber que eu não como seafood, aí inventei essa mentirinha e funciona bem. Mas voltando, a comida é mesmo ótima. O único problema é que eles almoçam e jantam muito cedo. Acho que por isso a sensação de comilança. O almoço é as 12h em ponto e o jantar 18h30. E as refeições são longas, com muito papo, sempre um entrevistado para falar com os jornalistas, sobremesa e cafézinho. Ou seja, sentamos 12h e só levantamos as 15h e logo em seguida já estamos indo jantar. Vou ter que fazer uma dieta quando voltar para o Brasil. No dia que fomos visitar o Space Center paramos para almoçar num restaurante no Kemah Boardwalk. O lugar é uma delícia, pois além de uma variedade de restaurantes tem também um parque de diversões. Passar uma tarde alí com a família depois de um passeio pela Nasa é maravilhoso. Anote essa dica.

imagem 356 Houston, we have fun here

Agora a parte que acho todos estavam esperando. As compras. Houston, como toda cidade americana é excelente para compras. Dizem até que os preços superam os de Orlando e Miami. Não posso afirmar pois faz anos que não apareço na Flórida. O primeiro lugar que visitamos foi o The Galleria, um shopping que recebe mais de 24 milhões de visitantes anualmente. São mais de 375 lojas, 30 restaurantes, dois hotéis, e uma enorme pista de patinação no gelo. Diversão garantida para toda a família. O The Galleria é casa de famosas grifes e designer como Louis Vuitton, Cartier, Chanel, Jimmy Choo, Ralph Lauren e muito mais. Mas para quem prefere lojas mais populares ou de departamento tem Macy´s, Forever 21, Victoria´s Secret, entre outras. O lugar é enorme. Fiquei lá por umas cinco horas e não consegui ver todas as lojas. Ou seja, é preciso ter foco nas compras ou tirar o dia para ficar no shopping. Em frente tem uma loja chamada Marshalls, que reúne diversas marcas com preços bem em conta. Sempre que eu vou para os EUA eu adoro ir em supermercado. É muito diferente dos que temos no Brasil. E os preços são muito bons. Eu tenho um carinho especial pelo Target, adoro de coração. Como mulher, me acabo nas maquiagens, cremes e shampoos. É maravilhoso. Nos EUA supermercado é obrigatório para os brasileiros e tem muitas opções além do Target, tem o Walmart e não podemos esquecer da farmácia CVS que também tem de tudo um pouco.

The Galleria fountain Houston, we have fun here

Mas o melhor foi aproveitar os preços ótimos do outlet The Woodlands Mall. São mais de 180 lojas que fica bem próximo ao aeroporto internacional de Houston. Infelizmente não tivemos muito tempo para as compras, pois, tivemos alguns compromissos antes do almoço e nosso voo estava marcado para as 21h15. Como para voo internacional tem aquela história de chegar com pelo menos três horas de antecedência não sobrou muito tempo. Mas mesmo assim aproveitamos. Eu gastei o dinheiro que tinha e até o que não tinha, mas valeu a pena. Ainda ganhamos um gift de US$ 10 para gastar no shopping, e claro que gastamos. Já adiantei uns presentinhos de Natal para a família e pra mim também. No outlet tem lojas para todos os gostos de marcas e grifes famosas e outras mais em conta como a Macy’s, a Dillard’s e a Sears. Vocês se lembram que no Brasil já teve Sears??? Há muitos anos, eu era criança e sempre ia nessa loja com meus pais. Ah, o local também conta com uma área de alimentação muito boa com várias opções.