Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Debate sobre sustentabilidade conta com Daryl Hannah e lembra Eco 92

Debate sobre sustentabilidade, que contou com a atriz e ativista Daryl Hannah entre os palestrantes

Debate sobre sustentabilidade, que contou com a atriz e ativista Daryl Hannah entre os palestrantes


O famoso discurso da canadense Severn Cullis-Suzuki, há 20 anos, na Rio 92, foi lembrado hoje no WTTC.  Duas décadas depois, ela serve de inspiração para defensores do meio ambiente e da sustentabilidade, caso da atriz e ativista Daryl Hannah (célebre com o filme “A Sereia” e “Kill Bill”), e da chairperson da Captain Planet Foundation, Laura Turner Seydel, que citou Severn algumas vezes durante seu discurso.

Conhecida como “a menina que silenciou o mundo por cinco minutos”, Severn tinha apenas 12 anos de idade quando disse frases marcantes como “sou apenas uma criança e não tenho as soluções, mas quero que saibam que vocês também não têm”. Ela, que estava no Brasil junto com outros adolescentes da ONG Eco (Environmental Children’s Organization) foi escolhida para falar aos delegados.
 
“As pessoas até hoje comentam o discurso da Severn. O motivo? Ela foi sincera e falou naturalmente, sem ter sido articulada por ninguém. O problema é que suas palavras inspiraram muitas pessoas, mas não mudaram a nossa realidade”, lamentou. Para ela, a chave do problema está na cooperação.  “Todos devem agir juntos. E escutar os menores”, sugeriu Laura Turner.

Dana ressaltou o potencial da indústria do Turismo através de práticas sustentáveis nos hotéis, mas também como setor capaz de engajar pessoas em defesa da “sobrevivência” do planeta. “É preciso encorajar as pessoas a se apaixonaram por esta causa, quando você ama alguma coisa, você naturalmente a protege”, disse a atriz. Quando questionada sobre suas preferências de viagens, ela garantiu que não gosta de experiências “fabricadas”, e sim do que é real. “Da cultura autêntica, do contato com as comunidades e da troca de experiência. Isso é algo que me satisfaz”, explicou.

Ela fez questão de alertar sobre a escassez de recursos naturais com o aumento constante da população mundial. “Por isso é importante a utilização de energia limpa. O globo todo vem sofrendo os impactos climáticos. Isso não é brincadeira”, frisou. Em fevereiro deste ano ela foi detida pela polícia norte-americana quando protestava juntamente com outros ativistas em frente à Casa Branca, contra o projeto Keystone XI, que prevê a construção de um oleoduto de 3640 quilômetros, entre o Canadá e a costa do Golfo do México.

O aventureiro e ambientalista, David de Rothschild, também participou do debate no WTTC 2013 e, entre outras coisas, mostrou os efeitos do lixo despejado nos oceanos, que provocam a morte de diversas aves e animais marinhos.

Natália Strucchi, de Abu Dhabi

Receba nossas newsletters