Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Clinton defende sustentabilidade e reforça poder da cadeia turística

David Scowsill entrevistando Bill Clinton

David Scowsill entrevistando Bill Clinton

“Não sou mais político, minha vida agora é minha fundação”. Com essas palavras o ex-presidente dos Estados Unidos e criador da Clinton Foudation, Bill Clinton, iniciou seu discurso no primeiro dia da Conferência Mundial do WTTC. A apresentação mais aguardada do evento lotou o auditório. Num tom diplomático e bastante amigável, temas como iniciativas sustentáveis, cooperação e o poder do Turismo na recuperação de destinos devastados pela guerra ganharam destaque. Ele citou diversas ações de sua fundação que estão diretas ou indiretamente ligadas ao Turismo.

“O mundo passa por mudanças climáticas. Nesse cenário, é importante que hotéis, por exemplo, percebam a necessidade de adaptação e ações como produção de energia limpa. Entre elas, a energia solar. A economia de gastos poderia chegar à metade do preço”, citou. Nas palavras dele “se cada um fizer o seu melhor, a vida em sociedade também se torna melhor”.  Ainda, de acordo com Clinton, o Turismo consegue criar oportunidades de crescimento para todos os países, contribuindo para a economia e suportando projetos locais.

Entre as muitas histórias e exemplos citados, o seu projeto na Colômbia. Em parceria com a Associação Nacional de Hotéis da Colômbia, em Cartagena, foi desenvolvida toda uma cadeia de fornecimento local e formada uma aliança para atender às necessidades do mercado de hospitalidade de luxo. Com isso, muitos comerciantes e moradores locais estão sendo beneficiados. A situação do Haiti foi destacada (lugar onde passou a lua de mel, uma das memórias relatadas por ele na apresentação). No último mês, a Fundação Clinton anunciou mais de US$ 700.000 em doações específicas em apoio à agricultura, energia e meio ambiente. Estes compromissos vão criar novos postos de trabalho, diversificar produtos, desenvolver novas tecnologias e programas, além de divulgação e capacitação.

A força do Turismo como motor para recuperar países devastados por guerras e o impedimento que muitos ainda têm de evoluir no receptivo de visitantes internacionais por conta de conflitos ainda existentes também foi mencionada. A situação após a Guerra dos Balcãs e o aumento expressivo de turistas em Montenegro e na Sérvia após o período turbulento serviram para exemplificar o contexto.

Entre as chaves para o sucesso está a cooperação. Apesar de admitir que os Estados Unidos ainda se recuperam da grave crise financeira que o atingiu, ele garante que esse sempre foi um dos pilares do país.  “Sempre pensei que se todos os americanos tivessem um passaporte e viajassem para outros destinos, seríamos pessoas melhores e um país melhor”, afirmou.

Segundo ele, infelizmente, muitos lugares ainda não entendem a importância do Turismo.  “O primeiro passo é entender os benefícios econômicos”, crê Clinton. E o segredo para ser um líder (tema do congresso do WTTC neste ano)? “Simples, qualquer líder em qualquer negociação precisa conhecer o mundo no qual vive.  Tomar a direção correta é o que importa, e nunca desistir. Ninguém acerta o tempo todo, mas se o caminho estiver correto, então o resultado é positivo”.

Para finalizar, a pedido de David Scowsill, ele avaliou o case de Abu Dhabi. “Os Emirados Árabes fizeram um bom trabalho com o que tinham nas mãos. Souberam aproveitar a oportunidade que apareceu. Na história da humanidade o que mais vemos são casos de perda de dinheiro com coisas estúpidas, por decisões erradas. Os Emirados fizeram os investimentos corretos”.

Natália Strucchi, de Abu Dhabi

Receba nossas newsletters