NATAL (RN) – Vendas não são sinônimo de dinheiro, mas lucro é. É o que diz o diretor-presidente da Schultz Operadora, Aroldo Schultz. E para ter lucro com o Turismo, os agentes precisam vender mais e vender melhor. Este foi o tema da capacitação ministrada pelo executivo durante a XV Convenção Schultz. Aroldo ensinou os cerca de 350 agentes presentes no evento a vender de forma estratégica para ganhar dinheiro. E a principal dica ensinada pelo profissional foi: vendam grupos!
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“Como ganhar dinheiro com turismo? Simples. Venda grupos. Esqueça apenas emissão de bilhetes aéreos, fretamentos, de passeios e parques, de reservas de hotéis. Foquem em grupos. Mas como vender grupo? Não é tão simples. O agente que aprende a vender grupos de maneira consistente e correta é o agente que vai fazer dinheiro e ter lucro”, afirmou Aroldo.
Segundo ele, existem 3 formas de se vender grupo
Personalizado
Vantagens: ter um produto exclusivo, o roteiro pode ser 100% personalizável, hotéis e serviços podem ser escolhidos e é uma viagem mais calma e diferenciada.
Consequências: requer domínio do destino e produto, valor ficará 30% mais caro que o regular (no mínimo), agencia assume riscos com prazos e sinalizações, grupo menor que previsto causa reajuste de valor, possibilidade cancelamento do grupo e não possui alto índice de adesão, cortesia é incluída no custo, pode causar tempo perdido entre agencia, operadores e fornecedores, descrédito entre todos os envolvidos e não é para todos.
Tour regular (saídas regulares)
Vantagens: Produto pronto para ser vendido, não precisa garantir a formação de grupo mínimo, confirmação do grupo quase que imediata, valor mais barato que o personalizado, agencia não assume riscos com sinalizações terrestres, acima de 20 pagantes normalmente se é ofertado uma cortesia, comissionamento pode ser mais alto, baixo índice de cancelamento.
Consequências: Não permite modificar roteiros, não permite escolher hotéis.
Tour regular privativo (tour mais só para um grupo especifico)
Vantagens: Produto pronto para ser vendido, orçamento rápido, possível incluir noites extras no início ou fim, mais barato que o personalizado e mais caro que o regular, comissionamento pode ser mais alto.
Desvantagens: Não permite modificar roteiro, precisa garantir a formação de grupo mínimo, não permite escolher hotéis e a cortesia é diluída no grupo.
Bloqueios aéreos x Aéreo dinâmico
Aroldo ainda explicou as diferenças, vantagens e desvantagens de bloqueio aéreo e aéreo dinâmico.
Bloqueio Aéreo (Tarifa facial para grupo)
Vantagens: Tarifa será a mesma para todos os viajantes, grupo embarca nos mesmo voos, agencia tem prazo para vender e pode ser ofertado uma cortesia
Consequências: Companhias demoram para responder, tarifa do grupo é mais cara que a individual, para bloquear necessita de um sinal sem direito a reembolso, prazo de venda dos bloqueios são curtos, exigem um mínimo de 10 viajantes e se o grupo mínimo não acontecer, todos pagarão a tarifa vigente no sistema.
Aéreo dinâmico (Tarifa operadora negociada)
Vantagens: Tarifa é obtida na hora (até 11 meses antes), tarifa costuma ser a melhor que a do grupo, obriga o cliente a tomar um decisão rápida, dá para escolher o voo, é informado a cia que o grupo foi vendido de forma individual e devem permanecer juntos, cliente pode usar milhagem.
Consequências: A tarifa muda constantemente, prazo de reserva curto, não há cortesia.
Por fim, Aroldo deu uma dica fundamental para os agentes. “Grupo é planejamento, para dar certo precisa ser planejado. Lembrem-se de pensar em reservas (passeios, restaurantes), transfers, e na melhor maneira de vender. Tenham mais lucro, se planejem e vendam grupos”, finalizou.