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Aviação

B737 MAX ganha autorização para voltar a voar

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Uma Diretriz de Aeronavegabilidade emitida pela FAA especificou os requisitos que devem ser atendidos antes que as aéreas norte-americanas possam retomar o serviço

A Administração Federal de Aviação (FAA) autorizou o retorno do B737 MAX ao serviço comercial de passageiros, rescindindo nesta quarta-feira (18) a ordem que suspendia as operações comerciais da aeronave. A mudança permitirá que as companhias aéreas que estão sob a jurisdição da FAA, incluindo aquelas nos Estados Unidos, tomem as medidas necessárias para retomar o serviço e que a Boeing volte a realizar entregas.

“Nunca esqueceremos as vidas perdidas nos dois trágicos acidentes que levaram à decisão de suspender as operações”, disse David Calhoun, CEO da Boeing. “Esses eventos e as lições que aprendemos como resultado remodelaram nossa empresa e focaram ainda mais nossa atenção em nossos valores fundamentais de segurança, qualidade e integridade.”

Uma Diretriz de Aeronavegabilidade emitida pela FAA especificou os requisitos que devem ser atendidos antes que as aéreas norte-americanas possam retomar o serviço, incluindo a instalação de melhorias de software, modificações de separação de fios, treinamento de pilotos e atividades de preservação completas que irão garantir que os aviões estejam prontos.

O chefe da FAA afirmou estar “100% confiante” na segurança do MAX, mas disse que o fabricante tem mais a fazer para melhorar sua cultura de segurança. “Fizemos o que é humanamente possível para garantir que esses tipos de acidentes não voltem a acontecer “, disse Dickson à Reuters.

O processo de aprovação do avião para transportar passageiros demorou muito mais do que o esperado originalmente e custou à Boeing mais de US$ 20 bilhões, segundo a empresa “A diretiva da FAA é um marco importante”, disse Stan Deal, CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Continuaremos trabalhando com reguladores e nossos clientes para colocar o avião de volta em serviço em todo o mundo.”

No fim de setembro, um teste de pilotagem foi realizado pelo próprio presidente da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), Steve Dickson, que foi conferir de perto como andam os processos para retomada das atividades da aeronave. O MAX está sem voar desde março de 2019 após dois acidentes fatais num intervalo de seis meses e, desde então, passou por uma série de mudanças.

MAX passará por validação final da Anac

B737 MAX 10

A suspensão dos voos do MAX, em março de 2019 no Brasil, foi sancionada por uma Diretriz de Aeronavegabilidade unilateral emitida pela Anac

No Brasil, a volta das operações deste tipo de modelo ainda passará por validação final da Anac, que desde abril de 2019 faz parte do grupo de autoridades validadoras. Para o retorno das operações também é necessário que o processo que comprova a segurança e o cumprimento com os requisitos de Certificação de Tipo para este modelo de aeronave seja concluído, além da avaliação de aspectos operacionais e de treinamento.

A suspensão dos voos do MAX, em março de 2019 no Brasil, foi sancionada por uma Diretriz de Aeronavegabilidade unilateral emitida pela Anac. Na ocasião, algumas empresas aéreas já haviam voluntariamente suspendido suas operações com este modelo de aeronave. O retorno das operações somente é possível com a revogação desta decisão. Para isso, a Anac está contribuindo com a FAA na verificação de que o processo de validação das modificações foi concluído satisfatoriamente.

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