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Aviação

Boeing planeja retomar entregas do MAX em dezembro

MAX-7 Paint Hangar Rollout for Employee Rollout Ceremony

Boeing 737 Max já iniciou o processo de certificação junto à agência americana FAA

A Boeing afirmou nesta segunda-feira (11) que espera retomar já em dezembro as entregas de aeronaves do modelo B737 MAX às companhias aéreas. A fabricante revelou ainda que a expectativa é de que as operações comerciais sejam reiniciadas logo em janeiro. Em nota, a Boeing afirmou que já iniciou o processo de certificação e que trabalha em conjunto com a FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) e com agências reguladoras de todo o mundo para obter certificações e responder dúvidas.

“A prioridade da Boeing continua sendo o retorno seguro ao serviço do MAX e o suporte às empresas aéreas durante esse período desafiador. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a FAA e outras autoridades reguladoras, enquanto trabalhamos para obter a certificação e o retorno seguro ao serviço comercial, e estamos dedicando um tempo para responder a todas as perguntas deles. Com o rigoroso controle aplicado, estamos confiantes de que o MAX será um dos aviões mais seguros que já voaram”, diz o comunicado.

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O trabalho da Boeing é para certificar as atualizações de software de controle de voo do MAX, apontado como responsável pelos acidentes ocorridos com o modelo. “Com base nesse cronograma, é possível que a retomada das entregas aos clientes possa começar em dezembro, após a certificação, quando a FAA emitir uma Diretiva de Aeronavegabilidade rescindindo a ordem de aterramento”, completa o texto.

Estacionamento da Boeing armazenou aeronaves Max

Estacionamento de carros da Boeing foi invadido por aeronaves

Paralelamente ao trabalho junto às agências, a Boeing está atualizando requisitos do treinamento que será realizado para profissionais de todo mundo antes que o modelo retome as operações comerciais. De acordo com o cronograma da empresa, a expectativa é de que este retorno aconteça já no mês de janeiro.

O MAX segue sem voar desde março, quando agências de todo o mundo suspenderam suas operações em decorrência do acidente com voo da Ethiopian Airlines, que caiu em rota de Adis Abeba para Nairóbi, matando todas as 157 pessoas. O acidente foi o segundo do modelo. Em outubro, menos de seis meses antes, o voo 610 da Lion Air caia no mar de Java logo após decolar de Jacarta, acidente que já completou um ano.

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

A Boeing enumerou ainda cinco etapas que precisam ser cumpridas antes do MAX retomar suas operações. A primeira delas era a certificação do simulador FAA eCab Simulator, concluída na última semana.

A próxima é a avaliação da carga de trabalho da tripulação de pilotos. A fase consiste em uma sessão de simulador de vários dias com pilotos de companhias aéreas para avaliar fatores humanos e carga de trabalho da tripulação sob várias condições de teste. As outras três são o teste de voo com o software atualizado, o envio dos produtos finais para certificação e a avaliação do treinamento em simulador.

“Em cada etapa desse processo, a Boeing trabalhou em estreita colaboração com a FAA e outros reguladores. Estamos fornecendo documentação detalhada, solicitando que eles voem nos simuladores e os ajudamos a entender nossa lógica e o design dos novos procedimentos, software e material de treinamento proposto para garantir que eles estejam completamente satisfeitos com a segurança do avião”, finaliza a nota da Boeing

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