Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Entenda os próximos passos da Recuperação Judicial da Avianca Brasil

Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil

Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil

A Avianca Brasil obteve a garantia de que seguirá com a posse de todas as suas aeronaves por mais 15 dias. Mas o que isso significa? As operações estão garantidas? E após este prazo? Estas são perguntas que o trade está se fazendo neste momento. Desde o início do processo de Recuperação Judicial, a companhia sustentou a normalidade das operações e reiterou que este era o foco principal do processo de recuperação judicial.

A audiência de conciliação realizada nesta segunda-feira (14) tinha como objetivo resolver as pendências da companhia com as empresas de leasing. No entanto, a justiça concedeu mais 15 dias para a Avianca apresentar um plano de pagamento das parcelas em atraso. Isso deverá ser apresentado, novamente na presença dos credores e do juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, até o dia 1º de fevereiro. Até lá, as arrendadoras estão proibidas de retomarem as aeronaves.

Após esta nova audiência, a companhia poderá sim perder as aeronaves. A companhia apresentará o plano de pagamento das dívidas e as credoras podem ou não aceitar. Em caso de negativa, a Avianca perde imediatamente a posse destes equipamentos.

É importante que, para que a Recuperação Judicial prossiga, que os credores aceitem o plano que será apresentado pela companhia. Caso isso não ocorra, a justiça pode decretar a falência da empresa. Outro fator que pode levar a isso é o não cumprimento do plano no período de dois anos.

Na ocasião do pedido, a companhia justificou que sem as aeronaves, mais de 77 mil passageiros seriam prejudicados. Por este motivo, a justiça impediu que as aeronaves fossem retomadas pelas empresas de arrendamento naquele momento.

O valor total da dívida não foi divulgado e nem confirmado pela companhia. A Avianca teve um crescimento rápido nos últimos anos, chegando em 2018 a um share de 13,55% no nacional e 7,72% no internacional. Nos últimos dois anos, o destaque foi a internacionalização, com o início de voos para Miami, Nova York e Santiago.

Receba nossas newsletters