Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Gol: aquisição da MAP ganha aprovação do Cade

Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol - (Foto Eric Ribeiro)

Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol (Eric Ribeiro/M&E)

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a operação da compra da MAP pela Gol. Nos termos da legislação aplicável, a decisão de aprovação se tornará definitiva no prazo de 15 dias corridos a partir de sua publicação (30 de dezembro), não havendo recurso de terceiros ou avocação pelo Tribunal do Cade. O negócio é de cerca de R$ 27,8 milhões.

A efetivação dessa transação reforçará a presença da Gol em dois aeroportos importantes, Manaus e Congonhas. “Ao longo do último ano enfatizamos, consistentemente, que a Gol estava bem-posicionada para o crescimento no ciclo pós-pandêmico, decorrente da prudente gestão financeira e do nosso eficiente modelo operacional, que nos diferenciam no mercado”, disse Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

MAP

Com a aquisição, Gol amplia sua presença em Congonhas e Manaus

“Esta aquisição é um passo importante da nossa estratégia de expansão de malha e capacidade, à medida em que buscamos revitalizar a demanda por viagens aéreas de lazer e a negócios. Assim, a Companhia está investindo ainda mais no mercado de transporte aéreo regional com destaque para a região Amazônica, apoiando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo as nossas operações no Aeroporto de Congonhas”, completa.

Fundada em 2011, a MAP é a quinta maior empresa aérea brasileira, com uma frota de sete aeronaves ATR com 70 assentos que operam em rotas da região amazônica a partir de Aeroporto de Manaus e nas regiões Sul e Sudeste a partir de Congonhas, onde ganhou espaço após a distribuição dos slots pertencentes à Avianca Brasil, em 2019.

Com a aquisição, a gigante da aviação brasileira passará a controlar não só as operações da companhia regional, mas também os seus 22 slots (horários de pouso e decolagem) no Aeroporto de Congonhas. Com o negócio confirmado, a Gol chega a 256 slots e lidera em número de horários em Congonhas. Com isso a Gol poderá poderá utilizar todos os horários para a suas operações regulares e retirar as da MAP de Congonhas.

Um detalhe do negócio é que a Gol levou não só os slots pertencentes a MAP, mas todos os slots da VoePass, detentora da companhia. Na divisão dos slots deixados pelo fim das operações da Avianca Brasil, em julho de 2019, a Anac definiu que a MAP ficaria com 12 e a VoePass (então Passaredo) ficaria com 14. No mesmo ano, porém, a Passaredo anunciou a aquisição da MAP, ficando com todos os 26 slots.

 

Receba nossas newsletters