Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Grupo Lufthansa faz nova investida para adquirir participação na ITA Airways

ITA AIRWAYS DIVULGAÇÃO

A Bloomberg, citando fontes anônimas, informou que a Lufthansa buscaria uma participação inicial de 40% da ITA AIrways (Divulgação)

O Grupo Lufthansa está mais uma vez no páreo pela ITA Airways, a companhia aérea estatal italiana. Nesta semana, apresentou uma oferta ao Ministério da Economia e Finanças da Itália para uma participação minoritária na companhia aérea, além de opções para comprar as ações remanescentes no futuro. A Lufthansa disse que seu objetivo imediato é chegar a um memorando de entendimento com o ministério para que discussões mais detalhadas e extensas possam começar.

O Lufthansa Group, no entanto, não disse quanto ofereceu por uma participação da ITA ou qual o tamanho da participação que busca. A Bloomberg, citando fontes anônimas, informou que a Lufthansa buscaria uma participação inicial de 40%. “As negociações se concentrariam principalmente na forma de um possível investimento de capital, na integração comercial e operacional da ITA no Lufthansa Airline Group, bem como nas sinergias resultantes”, disse a empresa em comunicado.

Esta não é a primeira vez que a Lufthansa se interessa pela ITA. Em maio passado, o Grupo Lufthansa e o Grupo MSC fizeram uma oferta formal pela ITA. Logo depois o governo italiano entrou em negociações exclusivas com um consórcio formado pela Delta Air Lines, Air France-KLM e U.S. fundo de investimento Certares. Com o fim do período de exclusividade encerrado e sem acordo, a Lufthansa voltou à mesa, agora sem a MSC.

Em novembro passado, surgiu também um possível novo investidor, com interesse em também assumir uma participação majoritária na ITA Airways, no caso a holding ferroviária estatal italiana, Ferrovie dello Stato (FS). A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, na época, estaria estudando a possibilidade de transferir a companhia aérea para um consórcio da companhia ferroviária e da Lufthansa. Originalmente, a proposta era de adquirir 80% do capital, mas por um valor de até 800 milhões.

Receba nossas newsletters