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Aviação

Club Latam, aeronaves e malha aérea: as estratégias para investir no corporativo

Igor Miranda, diretor de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil

Igor Miranda, diretor de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil. (foto: Eric Ribeiro)

SÃO PAULO – Forte, exclusivo e focado no mercado corporativo. Esta é a nova cara do Club Latam, plataforma de relacionamento com o trade da Latam, após as reformulações realizadas durante este ano. O programa, que chegou a ultrapassar mil agentes cadastrados, agora conta com um grupo reduzido e seleto de 120 agências, que representam quase 100% das vendas da companhia dentro do segmento corporativo.

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“Queremos atender todos os públicos, mas o posicionamento da companhia é focado prioritariamente no segmento corporativo. O Club Latam é um reflexo disso. Quando estamos fazendo investimentos no trade, estamos pensando nisso. Antes era uma plataforma para todo o mercado e agora a gente focou no segmento corporativo”, destaca Igor Miranda, diretor de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil.

Além de fortalecer o corporativo, a transformação da plataforma visou aproximar os tomadores de decisão de agências e operadoras. “O Club Latam mudou os pilares de investimento e agora é muito mais focado em geração de demanda e campanhas de incentivo. A gente agora está focando no executivo da agência o que muda o viés do programa. Queríamos impactar e aproximar mais os tomadores de decisão”, completa o executivo.

RECONFIGURAÇÃO DE FROTA

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A mudança no programa é apenas um dos elementos que compõe a estratégia de alavancar as vendas para o mercado corporativo, segmento que representa 50% das vendas de bilhetes companhia. O grande passo para atrair o segmento passa pela reconfiguração da frota da companhia, o que inclui assentos mais confortáveis e com maior espaço, serviço de bordo e investimento em tecnologia, como a implantação do wi-fi, hoje disponível em cerca de 10% da frota.

Ao todo, o investimento na reformulação da frota será de cerca de US$ 400 milhões na reforma dos A320 e na reconfiguração da Business Class dos Boeing 777. A intenção, mais do que aumentar a participação no mercado, é criar o principal produto dentro do mercado corporativo. “Queremos ampliar o market share, mas o tema é muito mais amplo. Passa pelo investimento em todo produto, no programa de fidelidade, no relacionamento com agências e atendimento a bordo, que também é fundamental para este produto corporativo. É necessário uma série de investimentos e quando se faz investimentos como estes o foco é evoluir”, salienta Igor Miranda.

2018: O ANO DA MALHA

O diretor de Vendas e Marketing conclui apontando o fortalecimento da malha como o grande passo da companhia em 2018, que incluiu a chegada de novas rotas internacionais e a consolidação dos hubs de Brasília e Guarulhos, este último considerado o mais importante para todo o grupo Latam.

“São Paulo é o principal hub da Latam, como também da aviação na América Latina. Nossa estratégia de distribuição passa por fortalecer este hub. Guarulhos é uma grande fortaleza da Latam, pois você tem uma grande alimentação doméstica e conexão com outras bases importantes de outros mercados, como argentino, chileno e peruano”, finaliza.

Durante 2018, a Latam Airlines começou a operar 27 novas rotas domésticas e internacionais e estreou destinos como Roma (Itália), Lisboa (Portugal), Pisco (Peru), San José (Costa Rica), Las Vegas e Boston (EUA) e o recente Tel Aviv (Israel). Para 2019, já estão confirmadas rotas inéditas da companhia, como Porto Alegre-Santiago, além de novos destinos como Munique (Alemanha) e Montego Bay (Jamaica).

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