Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Viracopos está entre os aeroportos mais pontuais do mundo

Terminal entra pela primeira vez no ranking da consultoria inglesa OAG com 83,14% dos voos dentro do horário (Credito da foto: Ricardo Lima/Viracopos)

Terminal entra pela primeira vez no ranking da consultoria inglesa OAG com 83,14% dos voos dentro do horário (Credito da foto: Ricardo Lima/Viracopos)

O Aeroporto Internacional de Viracopos é o 12º aeroporto mais pontual do mundo entre os terminais considerados médios no quesito de movimentação de passageiros, de acordo com o ranking da consultoria inglesa OAG, divulgado no dia 4 de janeiro. Em 2017, Viracopos registrou 83,14% dos voos dentro do horário, com tolerância de 15 minutos de atraso. Na mesma categoria, de transporte entre 5 a 10 milhões de passageiros por ano, o campeão foi o de Birmingham, na Inglaterra, com 94,9%.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, um conjunto de ações levou o aeroporto a ser considerado um dos mais pontuais do mundo. Ele destaca a eficiência dos processos operacionais das companhias aéreas que tiveram um papel importante nesta classificação. “A maior delas, a Azul, com seu hub sediado em Viracopos, consegue atuar de forma rápida na substituição de aeronaves e tripulação em casos de contratempo operacional”, disse o diretor de Operações de Viracopos.

Segundo o diretor, outra conquista recente para Viracopos tem influência direta no índice de pontualidade. O aeroporto obteve a certificação ISO 9001:2015 no Terminal de Passageiros. É o único do País a ter duas certificações, sendo uma para o terminal de passageiros e outra para o terminal de cargas.  Há mais de um ano, Viracopos adota novos conceitos não apenas para a padronização e otimização dos processos, mas também na gestão de riscos e no controle de não-conformidades, o que resultou na certificação inédita e na eficiência das operações. Essa é a primeira vez que Viracopos entra no ranking de pontualidade internacional.

Receba nossas newsletters