Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Gastão Vieira visa 240 milhões de viagens domésticas até 2015

Ministro Gastão Vieira na audiência pública no Congresso Nacional (MTur)

Ministro Gastão Vieira na audiência pública no Congresso Nacional (MTur)

O ministro do Turismo Gastão Vieira participou na tarde desta terça-feira, dia 10, na  Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, de uma audiência pública com o objetivo de debater os planos e programas do Ministério para este ano. O convite ao ministro partiu do presidente da comissão, deputado José Rocha (PR-BA).

Estiveram presentes diversas autoridades. Entre elas, a secretária nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita; o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, acompanha a audiência pública na Câmara e o secretário executivo do ministério, Valdir Simão.

No início de sua fala, o titular da pasta fez um panorama das próximas ações do ministério e declarou que o turismo é um fator importantíssimo para a geração de emprego.”O Brasil tem vocação para ser líder mundial no turismo”, completou, Gastão Vieira.  E destacou:”O objetivo é posicionar o Brasil como uma das três maiores economias turísticas do mundo, até 2022, atrás só dos EUA e China.”

O ministro também comentou sobre a inclusão do setor de turismo no pacote de desoneração, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na última terça-feira, dia 3, no Palácio do Planalto. Projeto em que os hotéis foram contemplados com a eliminação da contribuição patronal ao INSS, de 20%, que será substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento das empresas. Segundo o governo, a desoneração da folha de pagamento tem como objetivos reduzir os custos de produção e exportação, gerar mais empregos e formalizar a mão-de-obra.

Outra medida anunciada foi o lançamento da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS), um novo referencial para a classificação de comércio e serviços como produtos. A NBS possibilitará a implantação do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços (Siscoserv), instrumento fundamental para a modernização do setor. “Foi um passo gigantesco colocar os hotéis no pacote de desoneração”, disse.

Outro tema abordado por Gastão Vieira foi diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2012-2015. Segundo ele, um dos objetivos do Plano Nacional do Turismo é aumentar para 240 milhões o número de viagens domésticas realizadas até 2015.

Copa do Mundo – O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, vai qualificar 240 mil vagas profissionais até a competição em 2014. “A maioria dos turistas de Copa ainda não conhece o Brasil. São estes turistas que precisamos conquistar”, disse o ministro. Quanto a preparação, o objetivo do MTur é contratar, via BNDES, uma pesquisa de demanda de público.

Receba nossas newsletters