Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Livro aborda a competitividade turística e o caminho da sustentabilidade para municípios

Graduada em Engenharia Química pela UFRJ com mestrado pela Coppe UFRJ e doutorado em Administração pelo Coppead UFRJ, além de experiências na área de turismo, com passagens por Amadeus Brasil e na área de Turismo e Entretenimento da Rede, do Grupo Itaú, a escritora Simone Alves lançou recentemente o livro “A competitividade turística – Uma proposta para municípios a caminho da sustentabilidade”.

Capa Competitividade Turistica Livro aborda a competitividade turística e o caminho da sustentabilidade para municípios

O livro aborda um modelo matemático, elaborado com base em dados estatísticos oficiais, para servir como um raio X do desempenho turístico de um município (Divulgação)

O livro aborda um modelo matemático, elaborado com base em dados estatísticos oficiais, para servir como um raio X do desempenho turístico de um município e ferramenta auxiliar para o planejamento estratégico e gestão da atividade do Turismo sob uma ótica sustentável. O livro é uma adaptação – compreensível para quem não é da área acadêmica, com muitas ilustrações, figuras e tabelas – de sua tese de doutorado em Administração pelo Instituto Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), intitulada Modelo de Mensuração da Competitividade Turística Sustentável de Municípios no Brasil.

“Minha pesquisa tem como objetivo melhorar os resultados de um destino turístico sem comprometer a sustentabilidade do território”, diz a autora. “Por exemplo: o secretário de turismo de um município pode melhorar a gestão da atividade turística em sua cidade com base na observação dos resultados em outros municípios brasileiros. Ele poderá ver por que sua pontuação está menor e estudar o que os outros estão fazendo para criar novas estratégias e elevar o desempenho local. Sempre tendo em mente o ditado que diz que um ‘bom destino para viajar, deve ser também um bom destino para morar”, completou.

O modelo identifica seis fatores principais que influenciam a competitividade turística sob um olhar sustentável: infraestrutura de turismo, infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação, educação, desenvolvimento socioeconômico, patrimônio e cultura e preservação ambiental. O resultado é validado por indicadores oficiais de desempenho nesta atividade econômica como fluxo turístico, volume de empregos e salários pagos para trabalhadores do setor, gerando um índice unificado por município que permite gerar um ‘ranking’ dos municípios.

O livro “A competitividade turística” também pode ser útil para os órgãos de turismo a nível federal, estadual ou regional, para visualizar o desenvolvimento do turismo nos estados e municípios da sua região e criar políticas públicas para melhorar/apoiar a atividade turística nessas localidades.

Receba nossas newsletters