Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Hotéis da Accor na AL oferecem novo sistema de wi-fi gratuito

Carla Milanovanov, diretora de TI da Accor para a América Latina, apresentou o novo sistema

Carla Milanovanov, diretora de TI da Accor para a América Latina, apresentou o novo sistema


Hóspedes de qualquer unidade hoteleira da rede Accor na América Latina terão serviço de internet wi-fi com maior velocidade e estabilidade de conexão. A melhoria na rede de wi-fi tem como origem implementação de nova tecnologia, criada no Brasil, e mudanças na estrutura. Investimento para oferecer novo modelo de internet é de R$ 6 milhões e hoje a Accor tem 60% de seus hotéis com o novo sistema em operação.

Em parceria com a Embratel e a empresa de sistemas wireless Ruckus, a hoteleira amplia qualidade do serviço e disponibiliza internet gratuita aos visitantes. “Internet é uma prioridade para a rede”, cravou Carla Milovanov, diretora de TI da Accor para a América Latina, confirmando a afirmação com dados de pesquisa da rede em que dois a cada três hóspedes não voltam à hotéis onde tiveram problemas com internet.

Uma das preocupações para implementar o novo sistema foi conciliar qualidade com baixo custo, possibilitando oferecer este serviço gratuitamente em qualquer unidade. “Nossos equipamentos oferecem mais cobertura com menos pontos de acesso”, garantiu André Queiroz, diretor regional da Rucks para a América Latina. Segundo ele, a Accor ainda economizará R$ 500 mil reais com energia nos próximos cinco anos em 100 hotéis com a nova tecnologia.

Receita – Antes, 15% da receita obtida pela rede tinha como fonte o pagamento por
internet, criando o paradigma de como criar um sistema de qualidade e
gratuito, segundo explicou Carla. “Os hóspedes da América Latina
valorizam mais um serviço de wi-fi gratuito do que atendimento de
serviços 24 horas”, argumentou a diretora, afirmando que os visitantes
estão cada vez mais “self service” dentro das unidades.

A rede de wi-fi recebeu alterações para melhor receber todos dispositivos, como notebooks, smartphones e tables. “Cada aparelho tem uma sensibilidade de recepção distinta. Tivemos o cuidado para todos acessarem a rede”, explicou Queiroz, que considerou a wi-fi como a “forma mais democrática de acessar internet”. Os pontos de acesso da Ruckus direcionam o sinal para o local da demanda de acesso, possibilitando sinal quatro vezes melhor, assegurou André.

Inovação para a marca –
Esta tecnologia está em funcionamento em parceria com a Embratel, sendo que 90% dos hotéis da rede já estão integrados com a empresa de internet. “Essa é uma experiência para a Accor e não de marcas. É fácil fazer um projeto inovador upscale e não adequá-lo para hotéis econômicos”, ressaltou Carla, que afirmou não ser possível fazer inovação sem investimentos.​

Arthur Stabile

Receba nossas newsletters