LISBOA – A Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL) 2025 encerrou neste domingo (16), na FIL – Parque das Nações, com um recorde de 80 mil visitantes, 1.500 expositores e mais de 600 eventos. A feira, considerada a maior plataforma de venda de viagens em Portugal, contou com a presença de mais de 100 destinos internacionais, 200 compradores credenciados e 3 mil reuniões agendadas.
Este ano, a BTL atuou com segmentos como o BTL Cultural, focado na promoção do fado, com Cuca Roseta como embaixadora; BTL Weddings, com foco nas tendências para casamentos; BTL Wellness, voltado para o turismo de saúde e bem-estar; BTL LGBTI+, dedicado ao turismo inclusivo; BTL Religioso, com foco no turismo religioso; e BTL Lounge, que promove networking para empresas parceiras
Presença do Brasil
O Brasil teve uma participação histórica com mais de 25 destinos confirmados, e desses 14 com estande próprio. A inclusão no programa de Hosted Buyers permitiu o contato direto com 200 compradores internacionais de 42 mercados emissores.
“O Brasil teve uma presença expressiva nesta edição da BTL, reforçando a importância do mercado europeu para o turismo brasileiro e ampliando as oportunidades de negócios para nossos destinos e operadores”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A TAP Air Portugal anunciou a retomada do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa, a partir de 1º de abril. “A retomada do voo da TAP tem um significado muito importante para todos nós. É uma conexão histórica com o povo português e uma oportunidade de fortalecer o turismo e a economia local”, destacou Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul.
Além disso, a Embratur inaugurou o Visit Brasil Office em Lisboa, o primeiro escritório internacional em sete anos. “Este escritório não é da Embratur, não é da Apex; este escritório é do Brasil! É uma estrutura para fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico no exterior”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
BTL Emprego
Com entrada gratuita, o BTL Emprego ofereceu oportunidades de carreira no setor do turismo, com áreas como recursos humanos, aviação, eventos, hotelaria e tecnologia. A iniciativa funcionou de 10h às 20h no dia 14 de março e de 12h às 20h no dia 15.
Ações para o público
A feira também contou com o programa Kids Route, que promoveu atividades para crianças, com jogos interativos, oficinas de pintura e degustações. Já o “Passaporte BTL” premiou visitantes com 4 mil prêmios, incluindo viagens, estadias em hotéis e bilhetes para eventos.
Veja a cobertura completa abaixo;
- Belo Horizonte foca no turismo de experiências para atrair mercado europeu na BTL 2025
- Após lançar novo Plano de Marketing, Embratur vai rodar todos os estados para garantir integração de estratégias
- São Paulo celebra Carnaval histórico e prevê 2,5 milhões de visitantes internacionais em 2025
- RS bate recorde de turistas argentinos no primeiro bimestre do ano e aposta na retomada internacional
- Turismo em alta: SC cresce 71% em visitantes estrangeiros e aposta na diversificação
- Leônidas Oliveira: “Minas Gerais passa por uma revolução no Turismo”
- Paraíba busca posicionar Polo Turístico Cabo Branco na prateleira comercial internacional
- Cidade planejada, turismo planejado: Brasília celebra números do setor e quer sediar Abav Expo novamente em 2026
- Brasil cresce 12% na BTL e aposta na diversidade turística para conquistar o mercado português
- Terceiro dia da BTL 2025 foca na conexão entre mercados, veja fotos
- Maranhão aposta em estande próprio na BTL para atrair turistas internacionais
- Recife negocia novas rotas e estuda ações estratégicas na BTL
- Bahia: estratégia assertiva impulsiona chegada de turistas estrangeiros
- Cultura, hospitalidade e infraestrutura renovada: entenda como Salvador quer fidelizar turistas
- Ilhabela busca atrair turistas portugueses na BTL com foco em eventos e belezas naturais
- TAP e Embratur celebram retomada do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa durante a BTL
- Rio Grande do Norte registra crescimento de 13,5% em turistas estrangeiros em janeiro
- Alagoas celebra maior temporada de verão da história e expansão do turismo internacional
- Paraíba projeta crescimento econômico com novos investimentos turísticos
- “Rio, Cidade Abençoada”, potenciais turísticos esportivo e religioso da cidade são destaque na BTL
- Paraíba participa da BTL para fortalecer a presença do estado no mercado internacional
- Empetur participa da BTL para ampliar turismo europeu em Pernambuco
- Embratur e Consórcio Nordeste lançam marca unificada e roadshow para promover turismo brasileiro na Europa
- Com ações inovadoras, João Pessoa impulsiona turismo e se consolida como a nova “queridinha do Nordeste”
- BNT Mercosul 2025 deve capacitar até quatro mil agentes de viagens
- Ceará prepara nova campanha de turismo e aposta em mercados estratégicos
- Escritório do Brasil! Embratur celebra retomada de base na Europa e anuncia responsáveis pela operação
- WTE Miami: Feira de turismo nos EUA aposta em crescimento e mercado brasileiro em 2025
- Com intenso calendário de eventos, RJ quer bater quase 2 milhões de turistas internacionais até dezembro
GALERIAS DE FOTOS
- BTL reúne trade turístico brasileiro em Lisboa, veja fotos
- Primeiro dia da BTL 2025 chega ao fim, veja fotos
- Brasil se destaca na BTL 2025 no segundo dia de evento, veja fotos
- Terceiro dia da BTL 2025 foca na conexão entre mercados, veja fotos
- Veja MAIS fotos do terceiro dia da BTL
- Consumidores lotam os corredores da BTL neste sábado, veja fotos
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.