Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política

Embaixada do Brasil em Berlim recebe Embratur e delegação brasileira da ITB 2023; fotos

Roberto Jaguaribe, embaixador, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em evento na Embaixada

Roberto Jaguaribe, embaixador do Brasil na Alemanha, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

BERLIM – Um dia antes do início da ITB 2023, que começa nesta terça-feira (7), a Embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), realizou um evento de alinhamento estratégico sobre o mercado alemão de turismo, nesta segunda-feira (5). O evento contou com a presença do anfitrião e embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Veja a galeria de fotos abaixo

A Embaixada do Brasil em Berlim recebeu importantes figuras do trade que já estão na cidade alemã por conta da ITB 2023. Além das considerações sobre o atual momento das relações Brasil-Alemanha, o evento ainda contou com uma apresentação de Freixo sobre o futuro do Turismo do Brasil. Logo depois, Karin Luize de Carvalho, da Fame Creative Lab, e Bruno Reis, gerente de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais, destacaram as oportunidades para o Brasil no mercao alemão.

“Promover o turismo é uma decisão fundamental deste governo, num momento muito propício”

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que a agência será um lugar de muito diálogo, acolhimento e parceria. “Promover o turismo é uma decisão fundamental deste governo, num momento muito propício. Aqui na Embratur, muita coisa já foi feita em 1,5 mês. Montamos uma equipe técnica da Embratur, que tem que ser medido no sucesso de trabalho de cada um que está aqui”, disse ele, que ainda comentou sobre os números do mercado alemão. “O maior número de turistas alemães no Brasil foi registrado em 2005, quando tivemos mais de 300 mil. Ano passado, recebemos 120 mil, que é uma boa recuperação (58%), mas ainda muito longe de 2005”, completou.

Reunião na Embaixada do Brasil em Berlim

Reunião na Embaixada do Brasil em Berlim (Eric Ribeiro/M&E)

Freixo disse também que é preciso pensar no Brasil por sua grandeza e diversidade, pelos seus destinos e atrativos, como ecoturismo, culinária, afroturismo, entre tantas outras possibilidades. “Temos que transformar oferta em produto. Construir uma mentalidade no Brasil de que turismo não é férias. Turismo é geração de emprego, é uma forma de mostrar a posição do país para o mundo, é modelo de desenvolvimento. Com essa mentalidade, tempos campo para avançar”, completou o presidente da Embratur.

“Temos que transformar oferta em produto. Construir uma mentalidade no Brasil de que turismo não é férias. Turismo é geração de emprego, é uma forma de mostrar a posição do país para o mundo, é modelo de desenvolvimento” – diz Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O embaixador, por sua vez, afirmou que houve uma mudança muito visível na percepção do interesse político, econômico e comercial com a Alemanha, o que fez com que o Brasil voltasse a ter uma percepção muito positiva e de interesse central para a relação bilateral. “Esta já é uma afirmação palpavelmente comprovado. Nos primeiros três meses deste ano, tivemos mais visitas de autoridades alemãs ao Brasil do que nos últimos cinco anos. Há um interesse renovado no acordo entre Mercosul e União Europeia, parado há algum tempo. Os olhos para a América Latina e para o Brasil vão aumentar significativamente”, disse Roberto Jaguaribe.

O embaixador ainda destacou a questão da sustentabilidade e comentou sobre o hábito de viajar do turista alemão. “É um conceito moderno e atraente. Essas dimensões trazem indicativos de uma renovada relação bilateral de cooperação em geral, criando novos elementos de aproximação e um ambiente propício para viagens e favorecedor de uma retomada e visibilidade maior do Brasil no exterior”, disse ele. “A Alemanha  hoje tem 54 milhões de habitantes e 68% tem o hábito de viajar”, completou.

Roberto Jaguaribe, embaixador do Brasil na Alemanha, com equipe da Embratur

Roberto Jaguaribe, embaixador do Brasil na Alemanha, com Marcelo Freixo, Jaqueline Gil, Roberto Gevaerd e Bruno Reis, da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

Jaqueline Gil, diretora de Negócios e Marketing Internacional da Embratur, por sua vez, destacou diretorias e gerências que foram criadas e reformuladas para este novo momento da Embratur, como já vimos aqui no M&E. Já Bruno Reis, destacou a estratégia de atuação, a chegada da Marca Brasil e as mudanças no estande para a ITB 2023. Bruno ainda apresentou o perfil do turismo alemão (77% focam em viagens de lazer) e revelou as tendências para 2023, como o turismo com experiências autênticas.

RIO-MUNIQUE ACIMA DA MÉDIA – Agora, uma curiosidade. Dados divulgados por Bruno Reis revelam que a rota Rio-Munique está acima da média, com mais de 90 mil passageiros entre março e novembro de 2022. E no caso do turista alemão, Rio e Bahia lideram a busca por acomodações. Bruno ainda destacou as estratégias pleminirares para aumentar estadia e gasto médio do alemão, como o reposicionamento de produtos já conhecidos, aumento da adesão, desenvolvimento novos produtos e incremento a conectividade.

GALERIA:

Fotos: Eric Ribeiro

O M&E viaja com proteção GTA, apoio da Shift Mobilidade Corporativa e hospedagem Eurostars Berlin.

Receba nossas newsletters