Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

A Cartagena de Gabo

Praça dos Martíres1 A Cartagena de Gabo

Praça dos Martíres

Existem várias Cartagenas em um só destino. A cidade oferece cultura, história e sol e praia. Três destinos em panas um. O centro histórico, cercado por uma muralha construída pelos espanhóis para proteger a cidade no século XVI, guarda ricas lembranças ligadas a diversos episódios da história da Colômbia, desde a época de colônia, passando pela independência, até a república. A partir de 1948, ela passa ser testemunha de uma outra história, a de Gabriel Garcia Marquez. Na época um jovem estudante de Direito em busca de oportunidades em uma terra desconhecida.

Como Cartagena inspirou o ganhador do Nobel de Literatura e como foram os seus passos na cidade. É isso que conhecemos no tour La Cartagena D Garcia Marquez, que é acompanhado de um áudio e apresenta os principais atrativos do centro histórico. São 33 pontos que estão ligados à vida do escritor ou que influenciaram em suas histórias.

Quem leu e releu as obras de Gabo tem a oportunidade de conhecer histórias e lugares que inspiraram obras como Cem anos de solidão, Amor nos tempos de cólera, Do amor e outros demônios e O general e o labirinto e outras. Do lado de fora da cidade amuralhada, por exemplo, há os bustos dos mártires da independência, que foram mortos pelo pelotão de fuzilamento. Na época havia um general, que assim como Aureliano Buendía, personagem de Cem anos de solidão, não morreu no fuzilamento e sua história serviu como inspiração para uma das obras mais emblemáticas do escritor.

Local onde ficava a redação do jornal El Universal onde o escritor iniciou sua carreira A Cartagena de Gabo

Local onde ficava a redação do jornal El Universal, onde o escritor iniciou sua carreira

 

Convento de Santa Tereza onde Gabo passou a sua primeira noite em Cartagena A Cartagena de Gabo

Convento de Santa Tereza, onde Gabo passou a sua primeira noite em Cartagena

O tour também retrata os passos de Gabo, passando pela rua onde ficava a redação do jornal El Universal, onde ele iniciou a carreira de jornalista, o Convento de Santa Tereza, local onde passou a primeira noite em Cartagena, a Universidade onde estudou, além de a sua casa.

Ao longo do percurso, é impressionante perceber como ele se apaixonou e passou a ser um profundo conhecedor da história da cidade.  Na época de colônia, a Praça dos Coches era palco de uma feira de mercadores, que chegavam de navio e lá trocavam suas mercadorias. Gabo não viveu na cidade nesta época, mas foi nesta história que encontrou inspiração para o personagem Melquíades, de Cem anos de solidão.

Outro exemplo está no local onde está hoje o Centro de Convenções. Antes, o lugar dava espaço a um mercado, que vendia uma série de mercadorias, que necessitavam de refrigeração para se manterem frescas. E isso era feito com gelo, que era levado para lá pelos trabalhadores. Isso remete a uma passagem do livro Cem anos de solidão, quando o coronel Aureliano Buendía lembra de quando o seu pai o levou para ver o gelo.

Catedral de Cartagena A Cartagena de Gabo

Catedral de Cartagena

Locais e personagem de Amor nos tempos de cólera também são reconhecidos. Como a Catedral de Cartagena, local onde Florentino Ariza entrega a sua primeira carta de amor para Fermina Daza. Como esta história se passa na cidade, há muitas referências a ela em diversos pontos dentro da cidade amuralhada.

São muitos lugares e histórias que podem ser reconhecidos neste tour. Quem já eu alguma dessas obras de Gabriel Garcia Marquez, certamente reconhecerá as referências e quem não leu é instigado a conhecer as histórias do “Realismo Mágico” de Gabo.

A casa onde Gabriel Garcia Marquez viveu A Cartagena de Gabo

A casa onde Gabriel Garcia Marquez viveu

ANDERSON MASETTO

Receba nossas newsletters