Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Merengue, gastronomia e a “Presidente”

SANTO DOMINGO – A espera foi longa. O Voo de mais de cinco horas entre São Paulo e Santo Domingo, na Republica Dominica me trouxe um cansaço e uma “certa” ansiedade. O fato de nunca ter pisado em solo dominicano foi uma prerrogativa positiva para deixar a fadiga de lado [ontem foi domingo] e sair pra conhecer os atrativos com o grupo de jornalistas que viaja a convite da Gol e do órgão oficial de turismo do país.

Shoes e apresentações nas ruínas do Mosteiro São Francisco1 Merengue, gastronomia e a “Presidente”

Shows e apresentações nas ruínas do Mosteiro São Francisco

O merengue que contagia a multidão1 Merengue, gastronomia e a “Presidente”

O merengue que contagia a multidão

Veja o video clicando aqui

A primeira vista a cidade não parece muito atraente. Há sinais de pobreza, transito louco com até três pessoas em cima da mesma motocicleta – detalhe, poucos utilizam o capacete por aqui. Mas logo na primeira noite me deparo com o carisma do povo dominicano, que encanta uma multidão ao som do Merengue, musica tradicional e mais tocada por aqui.

Dia de festa na Republica Dominicana Merengue, gastronomia e a “Presidente”

Dia de festa na Republica Dominicana

 

A cara da República Merengue, gastronomia e a “Presidente”

A cara da República

 

O jovem dominicano Jonathan Martinez com a assessora de comunicação da Gol Semayat Oliveira. O carisma é marca registrada do povo dominicano Merengue, gastronomia e a “Presidente”

O jovem dominicano, Jonathan Martinez com a assessora de comunicação da Gol, Semayat Oliveira. O carisma é marca registrada deste povo

O impacto foi num local centenário. As ruínas do Mosteiro São Miguel, local construído no século XIV abriga uma popular festa aos domingos. É ali, onde povo local se encontra para celebrar ao ar livre shows folclóricos regados ao som da melhor música caribenã. A grafia é para não perder o rebolado.

Ali com o corpo mais solto e descontraído me encontro com ela, a Presidente – cerveja local tipo pilsen – que recentemente teve parte de sua fábrica comprada pela nossa [brasileira] Brahma. O sabor é bom, refrescante. A cerveja e o run são as bebidas mais consumidas na República dominicana. Nesta noite, depois do jantar pude experimentar também a Mamajuana, uma bebida a base de rum, mel e especiarias. Um digestivo para quem pôde comer bem, como eu.

Eu e a Presidente principal cerveja da República Dominicana1 Merengue, gastronomia e a “Presidente”

Eu e a Presidente, principal cerveja da República Dominicana

A gastronomia da região é requintada. Pudemos saborear ali mesmo junto ao Mosteiro, um jamon pata-negra legítimo. Na Praça da Espanha, os principais restaurantes da cidade dividem paredes, “menus”, clientes locais e turistas. No visitado Pat’e Palo, onde viveu e roubou o pirata inglês, Francis Drake o sabor do salmão se mistura com as iguarias locais como o camarão e carnes nobres, com muita papa frita e arroz, principal prato na culinaria dominicana.

O visitado Pate Palo onde viveu e roubou o pirata inglês Francis Drake Merengue, gastronomia e a “Presidente”

O visitado Pat'e Palo, onde viveu e roubou o pirata inglês, Francis Drake

 

Carpacio de Salmão servido como entrada no Pate Palo Merengue, gastronomia e a “Presidente”

Carpacio de Salmão servido como entrada no Pat'e Palo

 

Javier Muñoz da Manoel Gonzalez Custa oferece um jamon patanegra a Milca Peña Merengue, gastronomia e a “Presidente”

Javier Muñoz, da Manoel Gonzalez Custa, oferece um jamon patanegra a Milca Peña

Hoje conheci um pouquinho de Santo Domingo que me agradou. Ainda desta semana trago mais novidades desta viagem. Logo mais estarei em Punta Cana, a trip está apenas começando.

Luciano Palumbo

Receba nossas newsletters