Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Os opostos do Espírito Santo

DSC 07784 Os opostos do Espírito Santo

Estive recentemente no Espírito Santo para conhecer um pouco os atrativos locais. À convite da Secretaria de Turismo, pude visitar alguns dos pontos turísticos do Estado, que é pouco conhecido pelo Turismo nacional. Não à toa, uma nova campanha foi ao ar no ano passado para incentivar o crescimento na captação de turistas.

Por ter alguns familiares que moram na capital Vitória, já conhecia uma pequena parte da história local e do próprio Turismo. Mas, durante a viagem, conheci mais das particularidades capixabas. Um guia nos acompanhou em todas as visitas, o que facilitou a compreensão de como o Estado se desenvolveu.
DSC 08361 Os opostos do Espírito Santo
Quem já conhece o Espírito Santo sabe da irresistível viagem às praias de Vila Velha, Serra e, principalmente, Guarapari. Os mineiros sabem bem do que estou falando, já que “invadem” o litoral capixaba durante o Verão. São cerca de 1,5 milhão de turistas somente na alta temporada, entre dezembro e fevereiro.

Mas não só Sol e Praia faz parte dos motivos para uma visita ao destino. As Montanhas Capixabas surgem como opção para quem quer relaxar e ter contato com a natureza. Nelas, é possível conhecer também as produções de agricultores locais, que agora oferecem como diferencial da região o Agroturismo.

A campanha do Estado estrelada pela atriz global Fernanda Vasconcellos alia estes dois extremos. Ao sair das Montanhas rumo ao litoral, o turista gasta menos de duas horas de carro. Numa viagem de quatro dias, período que durou o fampress (entre 21 e 24 de novembro), é possível visitar várias cidades. A capital Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Domingos Martins foram alguns dos lugares por onde passamos.

DSC 09711 Os opostos do Espírito SantoE outro ponto de destaque para o Turismo local é a forte ligação religiosa. A história do Espírito Santo foi vivida atrelada à religiosidade dos colonizadores portugueses. Prova disso é o atrativo mais visitado de todo o Estado: o Convento da Penha. Nele, que precisou de dois séculos e meio para ficar pronto, é possível se ter uma vista da ilha de Vitória.

Tanto na Serra quanto nas praias, a simplicidade é um diferencial. As tradições regionais seguem passadas pelas gerações e permanecem vivas. Mas se engana quem pensa que o Estado parou no tempo. Vitória é uma cidade a pé de igualdade a diversas capitais brasileiras e tem crescido na captação de negócios.

Praias e Montanha. Tradicional e o moderno. Lazer e negócios. O Espírito Santo tem muito a oferecer aos turistas, resta agora conhecer cada atração ao vivo.

DSC 05411 Os opostos do Espírito Santo
(ARTHUR STABILE)

Receba nossas newsletters