Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Recife: encanto por natureza

Apesar de dois dias, viajar para Recife, capital de Pernambuco, foi uma experiência in loco de como a cultura, enquanto manifestação de expressão e artística, tem posição de destaque para o povo local. Lá as manifestações culturais com identidade nas raízes são reconhecidamente uma marca da cidade diferente de outros estados.

Dentre as que mais me chamou a atenção, foi o Maracatu. No Recife Antigo, tive a oportunidade de ver o ensaio do Grupo Anárquico Místico Carnavalesco Patusco. A sincronia dos instrumentos, associada ao canto, dança e muita energia fazem um carioca logo começar mexer os seus pés.

Além disso, o litoral nordestino atrai turistas o ano inteiro. Caracteriza-se por verdadeiros oásis à beira mar com seus encantos tropicais. E Recife não foge à regra e, claro, Porto de Galinhas. Mas o carioca da gema fissurado em mar não teve o prazer de entrar nas famosas águas mornas das praias pernambucanas.

Tudo isso por um motivo: conhecer Olinda, cidade a 13 km de Recife. Local onde se respira arte em toda parte. Pode-se dizer que ela nos convida para um passeio cultural pelas suas ruas históricas. Todas moldadas com casas antigas e igrejas no estilo barroco. E não são poucos os pontos culturais e arquitetônicos. Olinda conta com 22 igrejas históricas, 11 capelas e mais de 560 casarios dos séculos 16, 17 e 18. Casas com as fachadas conservadas pelos seus próprios donos e mantidas há várias décadas na mesma família, passadas por herança.

Ôxi, voltarei com prazer! Quem sabe, com mais tempo, não levo a minha moça bonita na praia de Boa Viagem em um domingo azul?!

Rafael Massadar

Receba nossas newsletters