Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Alemanha bate novo recorde ao registrar 75,6 mi de pernoites em 2014

Petra Hedorfer, CEO da DZT

Petra Hedorfer, CEO da DZT


O turismo alemão tem muito que comemorar. Pelo quinto ano consecutivo a Alemanha bateu recorde no número de pernoites. Em 2014, o mercado alemão contabilizou 75,6 milhões de pernoites estrangeiras, acima dos 71,9 milhões alcançados em 2013.

Em coletiva de imprensa realizada na Messe Erfurt, nesta segunda-feira (27/04), local onde acontece a 41ª edição da Germany Travel Mart, Petra Hedorfer, CEO da DZT (Centro de Turismo Alemão), abordou os números expressivos e todos os destaques do turismo alemão alcançados em 2014.

“A Alemanha é agora considerada um destino internacional top no mercado mundial. Obtivemos um crescimento de 4,6% em 2014 no quesito chegadas de turistas. E este número significa que ficamos acima da média europeia, que ficou em 3,9%. Se formos olhar os números, fechamos o ano passado com 75,6 milhões de pernoites,
o que significa um crescimento astronômico nos últimos anos. Só em 2014, 278,3 bilhões de euros foram gastos pelos turistas na Alemanha.
A indústria turística, por sua vez, emprega 2,9 milhões de pessoas nos
pais atualmente.”, disse Petra.

No mercado internacional, os números surpreendem. O Brasil ficou em 6° lugar no ranking dos países, fora da Europa, que mais gastam na Alemanha, com 314 mil passageiros e um gasto que chegou a 800 milhões de euros. Os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado internacional para o país europeu, contribuindo com 5,2 milhões de pernoites em 2014, crescimento de 5,2% em relação a 2013. A China (2 mi) e os países do Golfo (1,9 mi) também continuam se destacando no mercado emissor internacional para a Alemanha.  

Como abordado por Margaret Grantham, diretora da DZT para a América do Sul,
o Brasil teve um crescimento de 6,3% com 800 mil pernoites em 2014. “Em
2030, a Alemanha quer chegar a 121,5 milhões de pernoites estrangeiras,
o que corresponderia a um aumento de 80% em relação a 2014. E os países
do BRIC devem contribuir com 10,1 milhões de pernoites a mais daqui a 15 anos”,
frisou a CEO da DZT, Petra.

Já entre os países europeus, quem lidera o ranking é a Holanda, com cerca de 11 milhões de pernoites durante o ano passado. Suíça (5,9 mi) e Reino Unido (5,2 mi) seguem logo atrás. Atualmente, o mercado europeu corresponde a 75% da movimentação turística na Alemanha.

“Obtivemos um expressivo crescimento mundial de 4,7% em 2014. Se formos
olhar o mapa, vemos um aumento de 8,2% nos EUA e 7,4% na América em
relação a 2013. A Europa atualmente representa 74,6% do nosso
marketshare. As Américas, por sua vez, alcançaram um marketshare que chegou a 9,7%”,
disse a CEO.

Itália (+5,0%) e Espanha (+5,8%) também se destacaram pelo crescimento no número de pernoites em 2014. Destaque para a Polônia, que chegou ao TOP 10 no mercado alemão em 2014 com 2,4 milhões de pernoites, um crescimento de 11,2% em relação a 2013. ”São destinos que investimos e que vemos um grande potencial para atrair
ainda mais turistas nos próximos anos”, disse Petra.

Viagens de férias lideram números no mercado alemão

Em 2014, 61% das viagens foram de férias. As business trips chegaram a 27%. A Alemanha por sua vez conseguiu ficar abaixo dos preços médios praticados pela rede hoteleira européia, que é de 89 euros, com uma média de preço de 87 euros. O país é o segundo destino mais popular para os europeus pelo quinto ano seguido. Quem ainda lidera é a Espanha com 55 milhões de viagens. “Em 2014, chegamos a marca de 49,7 milhões de viagens pela Alemanha, à frente da França, que registrou 38,2 milhões”, disse.

Turíngia e a importância de receber a Germany Travel Mart (GTM)

O diretor administrativo da Turíngia Tourist Board, Bärbel Grönegres, por sua vez, acredita que sediar a GTM é uma oportunidade única para o destino. “Esta é a primeira vez que a Turíngia recebe a Germany Travel Mart. Com isso, iremos aproveitar a oportunidade e direcionar a atenção do público para as nossas belezas naturais, para a riqueza de nossas atividades culturais e compartilhar os pontos fortes de Turíngia como local para a realização de feiras e congressos.”

Pedro Menezes, de Erfurt

Receba nossas newsletters