Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Florianópolis recebe Congresso Internacional de Tango esta semana

De 24 a 28 de fevereiro; pelo quinto ano consecutivo; a Ilha de Santa Catarina sediará um dos mais importantes encontros de tango fora da Argentina. Apaixonados e seduzidos por este ritmo que teve sua ascensão na década de 1870; no subúrbio de Buenos Aires; virão de todas as regiões.

Considerado como o ritmo de salão mais difícil para se dançar a dois; o tango tem raiz africana. A dança tangano foi trazida por negros escravos para a América Central e absorveu novos elementos; quando chegou à Bacia do Prata; gerando o que conhecemos por tango argentino. Esta dança; hoje; é praticada em todos os continentes; com especial desenvoltura pelos povos latinos e notório crescimento entre os japoneses; franceses e alemães. Deixou de ser entretenimento somente dos “antigos” e conquistou a juventude atual com o advento do tango eletrônico. A nova geração de dançarinos tem se empenhado na criação de shows que misturam a ele gêneros diferentes da dança; resultando no chamado tango contemporâneo.

Na Argentina; a Academia Nacional de Tango é um órgão tão respeitado quanto à Brasileira de Letras. Lá; dança-se tango em todos os lugares; inclusive nas ruas. Como toda cultura enraizada e forte; difundiu-se em outras regiões. A literatura; o teatro; o cinema; as artes plásticas acompanharam o tango desde seu berço na música e na dança; propagando-o para todos os cantos do planeta. Hollywood; Broadway; a indústria fonográfica; o cinema europeu e latinoamericano; seguidos pela onipresença da televisão e; mais recentemente; da internet; trataram de fazê-lo conhecido longínqua e rapidamente.

Nas últimas Olimpíadas; em Pequim; era constantemente ouvido durante os intervalos das apresentações dos ginastas; integrando a seleção de músicas de todo o mundo. No Brasil; durante sete meses; de segunda-feira a sábado; em horário nobre; a Rede Globo; abriu um de seus programas de maior audiência; a novela das oito da noite “A Favorita”; com uma versão de eletrônica de tango. A sonoridade; que oscilava entre o divertido e o sensual; caiu no gosto popular. Outras telenovelas; seguidamente; passaram a ter inseridas em seus enredos personagens que praticavam tal dança; entre outros ritmos de salão. Antes mesmo; os concursos exibidos em rede nacional de televisão já haviam estimulado muita gente a aprender. O aumento da procura por cursos de tango é fato.

Receba nossas newsletters