Os TMC’s da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) faturaram R$ 1,264 bilhão em setembro, alta de 27% em relação ao mesmo mês de 2019. É o sétimo mês seguido que o setor registra faturamento acima de R$ 1 bilhão, fato inédito desde que Abracorp começou acompanhar de forma sistemática os dados. No terceiro trimestre, foram faturados R$ 3,616 bilhões, em comparação a R$ 3,339 bilhões do 3T22 e e R$ 2,992 bilhões no terceiro trimestre de 2019.
O perfil do viajante corporativo está em mudança neste ano, segudno a Abracorp. Em 2023, ele tem ficado menos tempo nos hotéis e mais tempo com o carro alugado, de acordo com dados dos 11 setores do mercado analisados mensalmente. O viajante corporativo aumentou o período de locação de veículos, de 6 diárias para 8 diárias em setembro último, comparado ao mesmo mês de 2019, devido ao aumento de contrato de mensalistas. “Essa é uma tendência que vem se apresentado ao longo dos meses, claramente o viajante está optando por locações mais prolongadas e cobrindo pequenas distâncias”, afirma Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp. “Com a consolidação do faturamento em razão do aumento das tarifas dos setores analisados, começamos a avaliar o comportamento do número de transações, um ponto crítico do setor. Nossa análise é que, até o final do primeiro trimestre de 2024, vamos atingir as marcas de 2019 em totais de transações”, avalia Machado.
Além de hotéis e locação de veículos, outros setores têm se destacado neste ano. Os serviços aéreos, por exemplo, que representam quase 60% do faturamento de todos os setores, faturaram em setembro R$ 818 milhões, frente a R$ 788 milhões em setembro de 2022 e R$ 644 milhões no mesmo mês de 2019. Os serviços rodoviários deram um salto expressivo. Saíram de R$ 943 mil em setembro de 2019 para R$ 2,3 milhões no mesmo mês do ano passado e R$ 3,8 milhões em igual período deste ano.